O Ibrachina, em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), o Ibrawork e o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES), realiza, no dia 13 de fevereiro, o “Ibrachina Diversity Moot”.
Trata-se de um evento inédito e gratuito, com a participação de equipes de estados brasileiros do Norte, Nordeste e Sudeste. As atividades irão ocorrer das 14:00 às 21:00, nas dependências do Ibrawork, na Rua Augusta, 1.917, 6º andar. Não é necessária inscrição prévia.
Além de valorizar a diversidade e fortalecer a arbitragem no Brasil, o encontro possibilita a expansão de conhecimento das melhores práticas e enriquecimento da formação acadêmica e profissional dos participantes.
O Ibrachina Diversity Moot visa capacitar equipes universitárias da Paraíba (Unipe e UFPB), Amazonas (UFAM e UEA) e São Paulo (PUC-SP) para o prestigiado Vis Moot Hong Kong, reconhecido como a maior competição acadêmica de arbitragem internacional do mundo. Este evento anual proporciona um ambiente ideal para que estudantes e profissionais do Direito discutam e solucionem disputas comerciais fictícias, garantindo, assim, aprendizado prático e troca de experiências.
Professores responsáveis são Claudio Finkelstein (PUC-SP), Napoleão Casado Filho (Universidades da Paraíba) e Daniel Jacob Nogueira (Universidades do Amazonas). Os convidados especiais para a final serão Alexandre Palermo Simões, advogado e árbitro em São Paulo; Mariana Yamashita, case manager da FIESP; e Alexandre Ferrari, juiz do TJSP.
O Ibrachina Diversity Moot proporcionará capacitação de habilidades, oportunidade de Networking e de fortalecimento de laços culturais entre o Brasil e a China, promovendo maior compreensão entre as diferentes práticas e sistemas jurídicos.