Na cultura chinesa, o Festival da Lua ou Festival do Meio-Outono é uma tradição milenar. Para marcar a data, neste sábado (10), o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e o Chinese Bridge Club in São Paulo (CBCSP) realizaram a primeira edição do Mid-Autumn Festival Experience, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
Além da celebração dessa data importante, foi comemorado o Dia Municipal de Comemoração Sociocultural Ibrachina, instituído pela Lei 17.197/2019.
Segundo o calendário chinês, o festival ocorre anualmente no 15º dia do 8º mês lunar, marcando o fim da colheita de verão. As famílias se reúnem em um banquete para comemorar a abundância na segunda data mais popular na China, atrás apenas do Ano-Novo.
Os convidados do Mid-Autumn Festival Experience foram recebidos pelo presidente do Ibrachina e do CBCSP, Thomas Law. O diretor cultural do Chinese Bridge Club, Andre Sun, explicou a lenda de Chang’e, a Deusa da Lua, e do arqueiro Houyi, uma das mais famosas da mitologia chinesa.
O almoço teve um menu especial relativo à data, elaborado pela chef Jian Pu. Também foi possível degustar o famoso mooncake ou “bolinho da lua”. Para finalizar, uma demonstração da tradicional cerimônia do chá, apresentado por Ayumi Anraku, da Escola de Chá.