O Ibrachina manifestou hoje uma nota de repúdio sobre as declarações sinofóbicas feitas recentemente pelo Ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub. Leia a nota na integra:

NOTA DE REPÚDIO SOBRE DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUÇAÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO

O Ibrachina – Instituto Sociocultural Brasil China vem a público manifestar nota de repúdio às declarações sinofóbicas, xenofóbicas, racistas e difamatórias realizadas pelo Ministro da Educação do Brasil.

O preconceito é inadmissível. Manifestações deste tipo são injustas, covardes e causam grande sofrimento às pessoas. É um ataque à dignidade humana. Opor-se a tudo que causa sofrimento é uma obrigação de todos que acreditam no respeito como base para as boas relações entre as pessoas, os povos e os países.

“A má índole associada a falta de educação leva ao racismo, ao preconceito e até a marginalidade.” Esta fala do famoso geógrafo brasileiro Milton Santos sintetiza nosso pensamento.

Se, como propõe Santos, a falta de educação leva ao racismo, ao preconceito e a marginalidade, as atitudes do Ministro da Educação do Brasil evidenciam o legado que pretende deixar para as futuras gerações de nosso país.

Felizmente o Brasil tem homens como Santos, que construíram um legado exemplar para o nosso país e para o mundo. Lamentamos que espaços destinados aos ideais de grandeza humanista e intelectual sejam ocupados por ideias muito aquém da estatura que a instituição exige e os brasileiros merecem.