O presidente chinês Xi Jinping foi recepcionado pelo presidente Lula no Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (20). O Ibrachina Musical Project, formado por músicos brasileiros, apresentou-se diante dos presidentes e das autoridades presentes. Eles tocaram a canção popular chinesa “Minha Pátria”, acompanhando a soprano Marília Vargas.
Durante a recepção, executaram algumas canções do repertório da banda, que faz arranjos de músicas chinesas com sonoridade brasileira. Elas são cantadas em mandarim e português. Eles foram cumprimentados por Lula e Xi, que elogiaram a apresentação.
Segundo o maestro Fabá Jimenez, guitarrista da banda e responsável pelos arranjos, “foi uma bela maneira de homenagear a China e o presidente Xi Jinping, pois sua esposa é cantora e já gravou Minha Pátria”. Além de Fabá, participaram da apresentação os músicos Rhaíssa Bittar, Adriano Grinberg, Marco da Costa e Fábio Sá.
Ouça as músicas do Ibrachina Musical Project no Spotify e veja os vídeos no YouTube.
Ano Cultural Brasil-China
Na declaração conjunta emitida pelos dois presidentes, destaca-se um item referente à cultura.
“As partes acordaram realizar o Ano Cultural Brasil-China em 2026, em seguimento à bem-sucedida série de eventos culturais realizados por ocasião da celebração do cinquentenário das relações diplomáticas. A iniciativa visa a fortalecer os laços culturais e aprofundar o entendimento mútuo entre os dois povos, com ênfase na promoção recíproca de suas culturas, reconhecidas por sua rica diversidade e criatividade”, diz o texto.
O Ibrachina teve participação ativa na promoção de eventos culturais que marcaram o aniversário de 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. Recentemente, a Temporada Cultural da China no Brasil percorreu diferentes cidades, com uma programação que incluiu espetáculos da Academia de Dança de Beijing, Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China, da Companhia de Ópera Wu de Zhejiang e da banda Ibrachina.
O cerimonial
Anteriormente, Xi passou em revista as tropas e acompanhou, ao lado do presidente Lula, uma formatura (desfile de tropas) do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, do Exército Brasileiro, conhecido como Dragões da Independência.
Em seguida, os presidentes entraram no Alvorada cercado por crianças brasileiras e chinesas que vivem no Brasil, que balançavam bandeirinhas dos dois países.
A China é o maior parceiro comercial do Brasil há 15 anos consecutivos e um dos principais investidores no país. Xi Jinping esteve no Rio de Janeiro para a Cúpula do G20 e veio a Brasília reunir-se com Lula e assinar 37 novos acordos entre os dois países.