Rhaissa Bittar é uma artista polivalente: atriz, cantora, diretora de videoclipes e locutora comercial. Já lançou três álbuns solo: Voilá (2010), Matéria Estelar (2014) – indicado a melhor álbum no Prêmio da Música Brasileira – e João (2019).
Mais recentemente assumiu os vocais do Ibrachina Musical Project, uma banda que regrava músicas chinesas com arranjos brasileiros. Quando adolescente, morou e estudou um ano em Taiwan, China. Essa experiência causou grande impacto em sua carreira. Uma mostra disso são as gravações de “Folk Chinês” e “Chapéu”, do álbum Voilá, interpretadas por ela em mandarim.
Em 2015, Rhaissa foi convidada pelo Itamaraty para fazer apresentações na Beijing, com participação da cantora chinesa Sondia (张盈). Em entrevista ao Ibrachina, ela fala sobre sua trajetória artística e como é fazer parte do Ibrachina Musical Project, com quem já fez shows em Brasília e em Foz do Iguaçu.
Quando foi convidada a gravar os vocais em mandarim do Ibrachina Musical Project, Rhaissa, trouxe essa experiência de vida para o grupo. “Na época que voltei de Taiwan e trabalhei no meu primeiro álbum, compus duas canções em chinês. Agora, vou ter a oportunidade de regravar canções que eu já conhecia”, explica
Com o Ibrachina Musical Project ela já gravou “Meu Querido Amigo”, “Porque as Flores São Tão Vermelhas” e “Enquanto Houver o Amanhã”. O próximo lançamento é “Espero Por Você Voltar”, uma versão de “等着你回来”. O vídeo será lançado dia 9 de março de 2023, às 10:00, no canal de Youtube do Ibrachina.
A vocalista ressalta que “tem sido um grande desafio e uma enorme responsabilidade criar releituras para canções tão conhecidas na China. Estamos fazendo com o coração e é bonito ver a reação das pessoas ouvindo a sonoridade do mandarim cantado muitas vezes pela primeira vez”.
Ao falar sobre o repertório, Rhaissa explica que “as músicas escolhidas são muito bonitas. Me sinto presenteada com o convite de cantar nesse projeto”. “Também me sinto preparando um presente, pois tudo está sendo feito com muito carinho. Desejo que esse projeto colabore com uma ponte entre corações em lados opostos do mundo”.
Até maio de 2023 o Ibrachina Musical Project disponibilizará uma música nova por mês. Posteriormente todas as gravações farão parte de um álbum. O projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Ouça “Porque as Flores são tão Vermelhas”, com vocais de Rhaissa Bittar: