Erradicação da Pobreza é um dos maiores desafios da humanidade. É uma prioridade para a Organização das Nações Unidas, sendo o primeiro dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Além disso, a ONU estabeleceu 17 de outubro como o Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza.
O Ibrachina tem compromisso com a implementação da Agenda 2030, realizando ações beneficentes, sociais, educacionais e esportivas no Brasil. O professor Rodrigo Moura, diretor de Relações Internacionais do Ibrachina, tem se envolvido em programas com foco na erradicação da pobreza na China. Recentemente ele assumiu o cargo de diretor do recém-fundado ZIBS Latin America Center da Zhejiang University.
Promovendo o conceito de ensino “Com os pés no chão, mas olhando para as estrelas”, Rodrigo Moura, viajou até as montanhas da província chinesa de Sichuan.com um grupo de Pesquisa e Apoio para Alivio da Pobreza e Revitalização Rural.
Entre 10 e 30 de julho, o grupo composto por 15 pessoas, entre alunos e professores, esteve na cidade de Leshan. Eles realizaram atividades de pesquisa sobre os avanços na luta contra a pobreza e para o entendimento das necessidades locais no contexto da Revitalização Rural. Também deram apoio ao ensino local, com aulas e acompanhamento psicológico.
A Escola Central do município de Diba, no condado autônomo de Mabian Yi, foi escolhida para o estudo que adotou um modelo de ensino semelhante ao praticado no campus internacional da Zhejiang University. O objetivo era a formação de qualidade dos alunos, abrangendo música folclórica, psicologia, esportes, experimentos científicos, divulgação jurídica, poesia antiga, geografia, arte, dança e outros cursos de conteúdo aprofundado. Tudo aliando o tradicional e o moderno, o nacional e o internacional.
O professor Rodrigo Moura participou do processo de ensino e pesquisa, fazendo uma análise atenta das questões locais, apontando a importância do acompanhamento psicológico das crianças denominadas “deixadas para trás”. Também analisou o potencial mercadológico dos produtos locais, como o vinho de ameixa verde, que tem grande potencial de incrementar a renda da população daquela região.
A equipe combinou organicamente o apoio ao ensino com o programa de Alívio à Pobreza, conduzindo entrevistas com todos os alunos, estabelecendo arquivos pessoais para cada um e registrando suas preocupações e dificuldades. Baseados nisso, realizaram uma investigação mais aprofundada com visitas domiciliares. De posse dos dados, buscou-se uma compreensão mais profunda da vida na aldeia, da situação da revitalização rural e das deficiências dos recursos educacionais.
Após identificar os problemas e dificuldades locais, a equipe apresentou um plano de promoção da indústria local por meio do e-commerce, associando os produtos típicos da região à natureza e cultura do povo Yi.
As demonstrações de viabilidade tiveram uma boa aceitação e as criações deram maior visibilidade às atividades econômicas da região. Além do vinho de ameixa verde, há produção de pêssegos, cogumelos matsutake vermelhos e cogumelos secos. Toda a renda gerada foi doada à escola de Mabian.
“Essa é uma forma de ajuda onde todos saem ganhando, os alunos, a escola, a comunidade e nós, pesquisadores, que temos a oportunidade ímpar de sentir a realidade da China profunda, compreender as oportunidades e desafios da nova geração e desenvolvimento rural por meio da tecnologia”, explica o professor Rodrigo Moura.
Dessa forma, o brasileiro e o grupo de prática social da Universidade de Zhejiang puderam contribuir com as escolas rurais em áreas montanhosas e também para a revitalização das áreas rurais na China. Essa foi a segunda viagem do brasileiro com o mesmo propósito. Em 2021, ele visitou uma área rural na província de Yunnan. Moura classifica a oportunidade como “uma experiência única que fortalece a luta contra a pobreza na China e pode render bons frutos se aplicada no Brasil”.