Como as soluções de cidades inteligentes para a segurança da população podem impulsionar a revitalização do Centro de São Paulo? Este é o tema da segunda edição do Smart City Session by Ibrachina, evento que o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) realiza na próxima quinta-feira 29 de setembro, das 8h às 12h30, no Ibrawork (Rua Augusta, 1917, 6º andar), em São Paulo.
O Smart City Session é um evento realizado com a chancela internacional do iCities, hub de negócios e soluções em cidades inteligentes, que representa a Fira Barcelona no Brasil. A Fira organiza anualmente o Smart City Expo World Congress, maior evento mundial em cidades inteligentes, que reúne mais de 25 mil participantes de 150 países em Barcelona (Espanha).
“Vamos apresentar conteúdos inéditos no Brasil sobre as estratégias das cidades inteligentes voltadas à segurança da população, atrelado a projetos de revitalização urbana com foco no potencial de transformação do centro da cidade de São Paulo”, afirma Thomas Law, presidente do Ibrachina.
Além de Law e dos diretores do iCities, Roberto Marcelino e Caio Castro, estão confirmados os palestrantes Washington Fajardo, secretário de Planejamento Urbano da Prefeitura do Rio de Janeiro; Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; Caio Vassão, head de inovação na Kyvo e fundador da Bootstrap; Mauricio Freire e Raquel Galinatti, delegados da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O evento conta com apoio da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) e Ibrawork.
Os painéis
O primeiro painel do evento será sobre “Smart Cities e a reconexão dos espaços a favor da Segurança”. As cidades vivem constantes processos de mudança que podem levar a perda da conexão com seus espaços. Para reverter este processo, é preciso reconectar os espaços da cidade com as pessoas, somando esforços em ações integradas. “Para falar sobre este desafio, teremos a presença do arquiteto e urbanista Washington Fajardo, profissional dedicado à reciclagem das cidades brasileiras. Fajardo defende uma aproximação entre pensamento arquitetônico e políticas de gestão, protegendo e ampliando o espaço das populações vulneráveis. Ele atua para tornar as cidades mais adensadas, prósperas e justas. Como urbanista prático, está sempre atento às questões que a população e todos os agentes manifestam”, explica Thomas Law.
Já o painel 2, sobre “Segurança: um desafio de inclusão”, trará reflexões sobre a sensação que cada espaço gera nas pessoas que por lá passam ou habitam, para planejar o processo de requalificação urbana. “Este desafio é complexo porque os espaços pertencentes a uma cidade devem acolher os mais diferentes públicos, se tornando um território diverso e inclusivo. Neste painel, com Caio Vassão e a secretária Soninha Francine, serão apresentadas propostas sobre como trabalhar a inclusão na requalificação dos espaços”, explica Caio Castro, sócio-diretor do iCities.
Por fim, o painel 3 será sobre “Segurança pública a favor das pessoas”, com moderação de Fernando Tohme, coordenador do Ibrachina Smart City Council. “O desafio da segurança pública possui alta complexidade. Dentre elas, muitas responsabilidades do poder público, o que reforça a necessidade de uma visão ampla e integrada para que as políticas e ações desenvolvidas atinjam de fato o seu objetivo. Conectar as diretrizes de segurança com as ações do dia a dia que impactem positivamente a população é o principal foco dos profissionais que atuam com segurança pública. O painel com os delegados Mauricio Freire e Raquel Galinatti trará visões de como tornar estas diretrizes e ações assertivas e de alto impacto”, antecipa Thomé.
Serviço:
Smart City Session by Ibrachina
Data: 29 de setembro de 2022 (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h30
Local: Ibra Work (Rua Augusta, 1917, 6º andar – São Paulo)
Inscrições: www.site.blueticket.com.br/evento/30937
Realização: Instituto Sócio Cultural Brasil China, APECC, Ibra Work e iCities