O Ibrachina Smart City Council firmou, nesta quinta-feira (17) em Barcelona, um termo de cooperação com a THA – Triple Helix Association, dirigida pelo professor Josep Piqué, ex-ministro de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação da Espanha, uma das maiores autoridades espanholas no tema smart cities.
O presidente do Conselho e do Ibrachina, Thomas Law, assinou o documento, juntamente com o coordenador Fernando Tohme, em reunião na cidade de Barcelona, Espanha.
Com isso, o Ibrachina Smart City Council poderá intensificar a cooperação com a THA, por meio de ações integradas para o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras, em áreas como segurança pública, mobilidade urbana, turismo, saúde, educação. O foco principal dessas novas tecnologias são projetos de smart cities, ou cidades inteligentes, ancorados na sustentabilidade ambiental e na transparência.
Conforme explica Thomas Law, “há um grande interesse de realizarmos um Food Tech Summit, para debatermos sustentabilidade e economia circular”. Isso incluiria o estímulo à inovação no manejo de resíduos sólidos, para utilização total de recicláveis, tornando o lixo um insumo que pode ser aproveitado de várias maneiras, com impacto ambiental mínimo.