O Instituto de Gestão Municipal Ibero-Brasileiro (IGMIB) foi criado para fortalecer a cooperação entre municípios do Brasil, Portugal e Espanha. A cerimônia de inauguração ocorreu na sede do Ibrawork, na sexta (20). O espaço reuniu autoridades e lideranças municipalistas, além de grande público.
Thomas Law, presidente do Ibrachina será o vice-presidente do IGMIB. Ele acredita que o trabalho da entidade oferecerá um benchmark internacional para os municípios. “São insights que podem ser o diferencial para o nosso país. Há muitas coisas importantes acontecendo em São Paulo, como núcleos de fomento ao turismo e parcerias público-privadas, que muito vão agregar num futuro próximo nesse intercâmbio. Vamos colaborar para essa conexão entre os municípios do Brasil e os da Península Ibérica”, disse.
“O IGMIB vai ser uma ferramenta muito importante para o exercício da paradiplomacia, estabelecendo um diálogo entre os municípios brasileiros e os municípios de Portugal e Espanha sobre gestão pública. Podemos combinar o que funciona aqui e o que deu certo lá, para otimizar a vida da população de nossas cidades”, explica Bruno Oliveira, presidente do IGMIB,
Entre os objetivos do IGMIB destacam-se a promoção do intercâmbio de ideias e melhores práticas para otimizar a gestão pública e melhorar a qualidade de vida urbana. Entre as ações previstas estão a realização de congressos, cooperação técnica, formação de gestores e incentivo às metas da Agenda 2030 da ONU.
Diretoria e Conselho
O Instituto terá uma diretoria executiva, formada pelo Bruno Oliveira, como presidente; Thomas Law, vice; Marcelo Palaveri é o secretário-geral; e Fernanda Hebling ficará na suplência.
Além da diretoria, a entidade possui um Conselho, constituído por: Giovany Denardi, advogado; Marco Aurélio de Oliveira Pinheiro, advogado e ex-prefeito de São Pedro do Turvo/SP; Rômulo Ripa, ex-prefeito de Porto Ferreira; Rodrigo Staut, vice-presidente do Instituto Paulista de Gestão Municipal – IPGM; Marilene Mariottoni, conselheira da Associação Paulista de Municípios e Diretora de Relações Institucionais da AMPPESP; Bruno Gabriel, Secretário Municipal de Planejamento na Prefeitura de Diadema/SP; Fabiano Moraes, diretor administrativo e financeiro do IPT; Sebastião Misiara, presidente da UVESP; Silvia Melo, presidente executiva da UVESP e CEO do Conexidades; José Adinan Ortolan, presidente da AMPPESP e vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios e Conselheiro da Federação.
Veja como foi