Filha de um tibetano com uma americana, Dechen Yeshi é a responsável pela Norlha, uma marca de luxo sustentável que produz lenços artesanais feitos com lã de iaque para grifes como Louis Vuitton, Hermès, Balmain e Visvim.
Yeshi teve sua história contada em um episódio da série “Incríveis Artesãos Chineses”, apresentada pela modelo e atriz Ling Zhiling. No programa, é possível conhecer como nasceu e se desenvolveu este negócio que emprega ex-nômades que vivem no planalto tibetano.
Tudo começou quando, após se formar no Connecticut College, Dechen Yeshi resolveu viajar para pesquisar sobre a economia e a dinâmica cultural no planalto tibetano. Ela desenvolveu uma forte ligação com o local e fundou ali o ateliê de tecelagem, segmento em que sua mãe atua como pesquisadora há muitos anos.
Aliás, Kim Yeshi formulou e implementou todo o conceito da Norlha, que utiliza material e mão de obra local, além de técnicas de produção com lã típicas da região.
A série mostra que a tecelagem gera emprego para os pastores de iaques da região. Esses bovinos de pelagem longa são encontrados na Ásia Central, desde o Himalaia até a Mongólia.
Os pelos utilizados nas confecções caem naturalmente na primavera. Por isso, o produto é tão exclusivo e pode ser considerado sustentável. Dechen conta sobre as dificuldades que encontrou quando chegou na região e como a confecção vem transformando a vida de centenas de pessoas.
A produção “Incríveis Artesãos” é divulgada no Brasil pela Embaixada da China. No seriado, é possível conferir toda a história da artista e da sua marca.
Assista: