Os Institutos Confúcio lançaram uma seleção global de vídeos “CI Moments 2022”. A ação visa promover o intercâmbio e a comunicação intercultural.

Podem participar membros da comunidade global do Instituto Confúcio, incluindo professores, alunos, funcionários e ex-alunos. A proposta é que sejam produzidos vídeos curtos sobre seus melhores momentos relacionados ao Instituto Confúcio e à língua chinesa.

A organização do concurso é de responsabilidade da Fundação para o Ensino Internacional da Língua Chinesa (CIEF), com apoio da China Education Publishing Media Group.

O concurso terá divulgação nas plataformas de mídia CCTV, China Daily, CNS, Portal Global mídias sociais e revista do Instituto Confúcio. Além disso, será transmitido simultaneamente em plataformas como YouTube, TikTok, Facebook e Bilibili.

O prazo para envios é 8 de julho.

Confira todas as regras no site do Instituto Confúcio na UNESP https://www.institutoconfucio.com.br/concursocompartilhe-sua-historia-com-a-lingua-chinesa/

Seções temáticas

O concurso tem três temáticas:

1) Instituto Confúcio

Os vídeos devem mostrar, de maneira criativa, histórias e cenas do Instituto Confúcio (ou Sala de Aula Confúcio) sob perspectivas diversas, incluindo, mas não se limitando a: melhores momentos de professores, alunos, funcionários e ex-alunos; construção e desenvolvimento da instituição; conquistas institucionais; ambiente interno; cenas em sala de aula; destaques no Chinese Corner; contribuições para a comunidade local e temas similares.

2) Língua Chinesa

Podem participar vídeos que compartilhem o encanto e as histórias da língua chinesa, incluindo, mas não se limitando a: métodos de ensino, dicas de estudo, histórias interessantes sobre o aprendizado do idioma e o crescimento pessoal, semelhanças e diferenças (em pronúncia, usos etc.) entre o chinês e a língua local, cenas de uso da língua chinesa em sua cidade etc.

3) Panorama Cultural

Devem ser vídeos que mostrem a riqueza cultural do mundo. Os criadores podem apresentar tanto a cultura chinesa, como a cultura do seu país, região ou cidade.

Também são bem-vindos temas como as semelhanças e diferenças entre as culturas chinesa e local e o intercâmbio cultural sob perspectivas diversas, incluindo festivais, costumes, alimentação, produtos, edifícios, marcas, esportes, moda, novas mídias, cinema e televisão e patrimônio imaterial.

São especialmente recomendados os temas “Porta-voz da minha cidade” e “Elementos chineses ao meu redor”.

Premiação

Os melhores de cada categoria terão as seguintes premiações:

Grande Prêmio: 3 ganhadores. Cada um recebe um certificado e RMB 10.000 (equivalente a R$ 7.600)

Primeiro prêmio: 6 ganhadores. Cada um recebe um certificado e RMB 10.000 (equivalente a R$ 3.800)

Segundo prêmio: 10 ganhadores. Cada um recebe um certificado e RMB 3.000 (equivalente a R$ 2.300)

Terceiro prêmio: 21 ganhadores. Cada um recebe um certificado e RMB 2.000 (equivalente a R$ 1.500)

Menção honrosa:60 ganhadores.Cada um recebe um certificado.

Também serão selecionados 12 vídeos favoritos do público por meio de votação pública, cada um deles receberá um certificado.

Além disso, serão selecionadas 35 instituições de destaque com base na quantidade e na qualidade dos vídeos enviados, cada uma delas receberá um certificado.

Haverá ainda uma seleção dos “Mestres do Instituto Confúcio” entre os criadores dos vídeos premiados. Cada um deles ganhará um certificado honorário e um curso temático, além de uma página de destaque em plataformas como o portal global do Instituto Confúcio (www.ci.cn).

Atenção: Os certificados de premiação e os prêmios em dinheiro serão enviados pelos organizadores à unidade do Instituto Confúcio (ou Sala de Aula) ao qual o autor é afiliado.

Compartilhar.