O golfe é praticado no Brasil desde o início do século 20. Embora o país não tenha jogadores entre os melhores do mundo, já tivemos um presidente golfista. Getúlio Vargas era sócio do Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro.
Atualmente, são 117 campos em território brasileiro. Estima-se que, por aqui, sejam mais de 20 mil brasileiros praticantes de golfe. Embora associado aos europeus, que trouxeram o esporte para cá, esse esporte foi inventado pelos chineses.
Existem diversos registros históricos e arqueológicos que colaboram para verificar essa informação. Por exemplo, o livro Dongxuan lu (東軒錄), escrito por Wei Tai por volta do ano 1050, durante a dinastia Song (960-1279), descreve como um oficial ensina sua filha a cavar buracos no chão e bater com uma madeira para que uma bola entre neles. No Ocidente, a primeira menção registrada ao golfe foi em 1457, na Escócia.
Esse esporte tornou-se popular durante a dinastia Song, período durante o qual o imperador Huizong teria sido um jogador dedicado. A prática esportiva era chamada de chuiwan – que significa “bater bola”. Ele foi praticado durante as dinastias Yuan (1279-1368) e Ming (1368-1644).
Outro documento histórico relevante é um mural colorido na parede de um Templo do Deus da Água em Hongdong, província de Shanxi. Ele foi pintado durante a dinastia Yuan e mostra cortesãos balançando tacos num movimento similar aos golfistas modernos.
Escrito na mesma época da pintura do mural, a obra Wan Jing (ou “Manual do Jogo de Bola), de 1282, dedicava-se a explicar o chuiwan. Esse é o primeiro guia conhecido do jogo. Além de várias regras e regulamentos – como “a superfície do campo não deve ser plana” – o material registra que alguns imperadores das dinastias Song e Jin gostavam de “bater na bola”, no início do século XII.
As regras do chuiwan assemelha-se às do golfe moderno, pois os jogadores usam um número restrito de tacos (até 10 no chuiwan e 14 no golfe), os buracos estão espalhados em terrenos de dificuldade variada e marcados por bandeiras coloridas. Também havia uma “etiqueta” e regras rígidas em relação ao comportamento do jogador, com penalidades por trapaça. A principal diferença para o golfe moderno é que as bolas de chuiwan eram de diferentes tamanhos e feitas de madeira.
Durante a dinastia Qing (1644-1912), o chuiwan acabou se tornando um jogo casual, também praticado por mulheres e crianças.
Estudiosos opinam
Tom K.C. Ming, curador do Museu do Patrimônio de Hong Kong, explica que “Com estes documentos podemos dizer que o chuiwan é bastante semelhante ao golfe”. “Tem um campo na grama, tem um buraco. Quando vemos o equipamento, ficamos bastante surpresos com a semelhança com os usados séculos depois na Europa.”
Um estudioso que colabora para o debate de quem inventou esse esporte é Ling Hongling, professor de educação física na Northwest University em Lanzhou, província chinesa de Gansu.
O golfe teve origem na China, afirma Ling, e a referência mais antiga remonta à dinastia Nantang, séculos antes do primeiro registro dos escoceses. O professor cita ainda uma ópera intitulada “Anedota sobre mirar no salgueiro e acertar a bola”, uma história de rivalidade burocrática que envolve uma partida arbitrada por um famoso ministro da guerra da dinastia Song que viveu de 989 a 1052.Nesta obra há referência a “um pau cumprido” e “uma pequena pérola cristalina voando em linha reta”. Isso parece indicar que existiam formas ainda mais antigas de golfe na China.
Segundo Honglin, o jogo foi exportado para a Europa e depois para a Escócia por viajantes mongóis no final da Idade Média.
Outra curiosidade envolvendo esse esporte criado na China é que ele foi o primeiro a ser praticado na Lua. Durante a missão Apollo 14, o astronauta Alan Shepard fez algumas tacadas na superfície lunar.