Em muitos restaurantes de comida asiática do Brasil é comum oferecerem pauzinhos para comer, muitas vezes no lugar de talheres como o garfo e a colher. Eles têm uma história milenar e foram inventados pelos chineses.
Os primeiros kuaizi, varetas usadas para comer, surgiram na Dinastia Shang, por volta de 1200 a.C. Eles eram feitos de bronze e usados principalmente no preparo da comida, ajudando a mergulhar pedaços de carne ou legumes em grandes panelas de água fervente.
Após a Dinastia Han (206 a.C-220 d.C), passaram a ser amplamente usados para comer. Até então os chineses usavam as mãos e a faca de caça para comer.
Seu uso se espalhou para outros países asiáticos. Foram levados por chineses para o Japão, por volta do século VII, onde ganharam o nome de ‘hashi’, como são mais conhecidos no Brasil. Eles estão disponíveis em países asiáticos. Os coreanos chamam ‘jeotgarak’, na Tailândia é ‘takiap’, no Vietnã ‘đũa’ e na Indonésia, ‘sumpit’.
Hoje em dia, os kuaizi podem ser feitos de diversos materiais, mas os de madeira ou bambu são os mais populares.
Conforme o historiador Sima Qian (145–86 a.C), os pauzinhos eram usados antes da Dinastia Shang, cerca de 4.000 anos atrás. A análise arqueológica de seis pauzinhos de bronze, escavados nas ruínas de Yin, perto de Anyang, província de Henan, concluiHenan conclui que os primeiros artefatos desse tipo eram utensílios de cozinha. Antes da Dinastia Han, as pessoas do norte da China usavam colheres para comer mingau de milho, que era o principal alimento da época.
Durante a Dinastia Han, o arroz tornou-se o alimento básico e os pauzinhos eram usados como utensílios para comer esse e outros alimentos. Naquela época, as colheres também eram usadas junto com os pauzinhos. Durante a Dinastia Ming (1368–1644), os pauzinhos se consolidaram como os principais utensílios para comer em todas as partes da China.
Como usar os kuaizi?
- Apoie o pauzinho inferior sobre o dedo médio e a base do polegar. O kuaizi deve permanecer estático e, por isso, deve ser segurado com firmeza
- Pegue o kuaizi superior usando as pontas dos dedos indicador e polegar.
- Abra os kuaizi
- Envolva a comida entre os dois
- Feche os kuaizi
- Leve-os com o alimento à boca
Materiais de fabricação
Bambu
O bambu tem sido o material mais popular usado para os pauzinhos porque é barato, fácil de dividir, resistente ao calor e não tem odor ou sabor perceptível.
Madeira
Cedro, sândalo, teca e pinho também têm são usados para fazer os kuaizi na China. Usando a madeira certa eles demonstraram ser são leves, funcionais e fáceis de usar.
Não pode ser de qualquer madeira, pois podem apodrecer, rachar, lascar, manchar os alimentos, etc. com o uso prolongado.
Metal
Os kuaizi de metal são fáceis de limpar e muito mais duráveis que os outros. Geralmente são confeccionados de aço inoxidável. Também podem ser feitos de titânio, sendo muito mais caros que outros modelos.
Plástico
Os kuaizi de plástico são baratos, mas não são populares na China. O motivo é simples: são muito escorregadios e difíceis de pegar comida.
Jade e outros materiais
Pessoas ricas muitas vezes utilizam kauizis feitos de jade, ouro, ágata, coral, marfim e prata. Nos tempos antigos, eles eram usados por famílias reais ou famílias da realeza. Hoje em dia, os pauzinhos de jade ou ouro são guardados como lembranças ou como coleções de arte.