Lançado em setembro de 2020, o jogo no estilo RPG em mundo aberto ganhou muitos adeptos e conquistou a indústria de games, tendo recebido o prêmio do Jogo do Ano para iPhone em 2020 e o prêmio de Melhor Jogo para Dispositivos Móveis da The Games Awards em 2021.
Em 5 de janeiro, o Genshin Impact teve uma atualização, que trouxe duas novas personagens ao seu mundo virtual, incluindo “Yun Jin”, que se veste como uma cantora de ópera chinesa.
A ideia de mesclar essas duas realidades veio após a equipe de produção do jogo ter convidado um profissional da Ópera de Beijing para cantar uma ária para a personagem. Postado na internet, o clipe com a música teve mais de 1,7 milhão de visualizações em cinco dias no canal oficial do jogo no YouTube.
Nos comentários, alguns usuários debateram, mostrando conhecimento de gêneros de ópera tradicional chinesa e inclusive citando letras da ária para outros espectadores.
Outro vídeo da empresa, que demonstrava a maneira tradicional chinesa de contar histórias, por meio do personagem “Zhongli” obteve quase 25 milhões de visualizações.
Liu Wei, presidente da desenvolvedora de jogos miHoYo, sediada em Xangai, atribui o sucesso de Genshin Impact à integração da cultura tradicional chinesa e a uma nova abordagem da chamada cibercultura.
Além dos elementos de ópera chinesa, os jogadores também podem ouvir a trilha sonora do game executada com instrumentos tradicionais chineses. Há cenários com imagens semelhantes às atrações turísticas chinesas, mundialmente famosas, utilizadas pela miHoYo após acordos de cooperação.
“É um desafio criar produtos que atraiam pessoas de diferentes regiões e culturas, mas acreditamos que conteúdo de qualidade tem o poder de superar barreiras e diferenças”, afirma Liu.
Os jogos desenvolvidos na China arrecadaram mais de 18 bilhões de dólares em vendas no exterior no ano passado. Foi um aumento de cerca de 16,6% em comparação com 2020. Mercados como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul foram responsáveis por mais de 58% das vendas, informa um relatório pelo GameLook, especializado na indústria dos jogos eletrônicos.
Integrar a cultura chinesa aos jogos parece ser uma nova tendência. “Rise of Kingdoms”, mostra elementos lendários do antigo exército chinês e apresenta ao mundo personagens famosos como Cao Cao e Guan Yu.
O game “Arena of Valor” apresentou vários personagens marcados por elementos culturais chineses. Também organizou atividades offline que os jogadores conhecessem melhor a caligrafia chinesa e os eventos do Festival da Primavera, uma das datas mais celebradas no calendário chinês. O jogo é um dos produtos da Tencent, a gigante chinesa do setor de internet e games.
Os desenvolvedores de games precisam entender todas as tendências do mercado internacional e as preferências do público em diferentes países para atender as expectativas e, com isso, aumentar suas vendas. Isso inclui questões como idioma, tipo de conteúdo e métodos de pagamento, explica Zhong Kunjie, vice-gerente geral da Rastar, uma empresa em ascensão no mercado dos games.
“Os jogos estão integrando culturas. Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm nos games sua principal forma de entretenimento. Os jogos eletrônicos estão globalizados, onde a arte e a cultura de cada país brilha com nova vitalidade”, disse Ao Ran, secretário geral da Associação Chinesa de Publicação Digital e Audiovisual.
* Com informações de Xinhua.