Lin Keng nasceu em Taipei, na ilha chinesa de Taiwan. Sua família veio para o Brasil em 1995. Em entrevista do site do Ibrachina contou que “a receptividade calorosa do povo brasileiro encantou a família”.
Morando no interior de São Paulo, começou a ensinar mandarim, sua língua materna, aos 14 anos de idade. “Como não havia professores que falassem mandarim e português fluentemente onde vivia, dei aula em todas as escolas de idiomas da cidade”, revela.
Formado em Gestão Empresarial, Keng trabalhou como intérprete em eventos internacionais e para empresas. Também traduziu documentos e manuais do mandarim para português, além de traduzir reuniões e negociações entre brasileiros e chineses.
Por causa da pandemia, no final de 2019 precisou se reinventar. “Decidi abrir uma conta no Instagram e um canal no Youtube. Tem sido uma surpresa a quantidade de pessoas interessadas pelo tema”, explica.
Ver essa foto no Instagram
Decifrando Mandarim
Nas redes sociais, ele mostra curiosidade da língua, fala sobre cultura chinesa e também aborda temas como aprendizado. “Falo de temas como a procrastinação, disciplina, motivação, alta performance nos estudos e até autoconhecimento através dos 4 temperamentos humanos”, pontua. Ele desenvolveu um método próprio, utilizado no curso Decifrando Mandarim.
“Isso tem feito diferença na vida dos alunos, pois são aplicáveis não somente no âmbito de aprendizagem de línguas, mas também no colégio, faculdade, em cursos livres e no tudo que envolve o aprendizado humano”, reforça.
O professor conta que atualmente seu foco é ensinar brasileiros interessados em aprender mandarim, seja com objetivo de viagem ou para fins profissionais.“Saber uma língua é saber pensar de forma diferente”, explica, convidando todos a conhecerem o seu curso Decifrando Mandarim.
Para muitos brasileiros as línguas orientais causam estranheza por não utilizarem o alfabeto ocidental, o que é um desafio. Lin Keng explica que seu método é diferente justamente porque ensina o aluno a ouvir e falar antes de aprender os ideogramas. “Se meditarmos sobre esse caminho, é exatamente a mesma forma que todos nós aprendemos a nossa primeira língua, a materna”, garante.
Questionado sobre a popularização da língua, com aumento na procura de aulas do idioma nos últimos anos, pontua que “a cada dia que passa, a China mostra que será pioneira na economia mundial. Como o Brasil possui uma relação comercial forte com a China, as oportunidades crescem cada vez mais. E quem souber mandarim, estará na frente”.
Acompanhe as redes sociais de Lin Keng
Instagram https://www.instagram.com/lin.mandarim/
Tik Tok https://www.tiktok.com/@lin.mandarim
Facebook https://www.facebook.com/linmandarim
Twitter https://twitter.com/lin_mandarim