O Ibrachina Challenge by IGLOO.Network, IBCJ e Ibrawork realizou sua nona edição nesta quinta-feira (5). As verticais foram Edtech, voltada ao mercado de educação; LawTech e LegalTech, do mercado jurídico; Fintech, de operações financeiras; Martech, com novas tecnologias de marketing; Inteligência Artificial (IA); e temas de Smart Cities, focados em soluções de qualidade e eficiência no ambiente urbano.
“Nossa ideia com este Challenge é trazer essas verticais para debater com o poder público e a academia. O Direito é uma área que passa por muitas transformações. Além disso, temas como cidades inteligentes são muito amplos”, afirmou Thomas Law, presidente do Ibrachina e do IBCJ.
“As cidades inteligentes são cidades inclusivas e provocativas, com uma gestão pública a partir da informação. Queremos que o Ibrawork traga outras comunidades para dentro, focando no networking, pois nosso espaço é plural, inclusivo, e visa o desenvolvimento geral dessas diversas comunidades”, destacou Guilherme Hoppe, CTIO do Ibrawork.
Competição teve mais 400 startups inscritas
Inicialmente, mais de 400 startups se inscreveram para o Ibrachina Challenge. Elas passaram por uma pré-seleção e entrevistas. Ao final, os 10 melhores projetos foram escolhidos para a apresentação dos pitches no Demo Day, diante de uma bancada de jurados, na sede do Ibrawork.
A avaliação foi realizada por um grupo de investidores, influenciadores de mercado e mentores. Compuseram a bancada Thomas Law, presidente do Ibrachina, do IBCJ e fundador do Ibrawork; Antoine Maleh, fundador do South Capital Venture; Silvia Piva, COO GHBP Advogados e fundadora da Nau d’Dês; Guilherme Hoppe, CTIO do Ibrawork; Mauricio Zanetti, CEO e co-fundador do Igloo Network; Cintya Rasa, head de startups no South Summit Brazil; Fernando Tohme, coordenador executivo do Ibrachina Smart City Council; Bruno Magnoli, consultor empresarial e tributário, Bruno Vassalo, consultor financeiro, com ênfase em fusões e aquisições; e Marcus Maida, diretor do Departamento de Micro, Pequena e Média Indústria e Acelera da FIESP.
Eles deram notas para as startups, analisando cinco critérios diferentes: impacto, inovação, viabilidade, pitch, investimento e ESG.
Mostraram suas soluções de Inteligência Artificial (IA) as startups Mention, Vitta Law Design, Reta IA, Osten Invest, Privacy Tools, BabyIA, Juridoc, Chefia, Linha Direta e Esporte Educa.
Após a apresentação, os representantes das startups receberam feedback e responderam a perguntas da banca.
Internacionalização das startups vencedoras
O Ibrachina Challenge by IGLOO Network, IBCJ e Ibrawork é um programa de inovação para conectar empreendedores e startups com investidores e corporates. O projeto busca impulsionar, fomentar e descobrir soluções tecnológicas, ao mesmo tempo em que oportuniza networking e aprendizado.
O prêmio para o primeiro lugar desta edição é a participação no Web Summit Lisboa, uma das mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. Assim, poderá internacionalizar sua empresa de tecnologia.
A premiação inclui passagem aérea, acomodação e ingresso para um membro de cada startup vencedora no evento que ocorre entre 11 e 14 de novembro na capital de Portugal. Recebem também direito de usar por três meses de coworking no IGLOO.Network ou Ibrawork, e a oportunidade de integração à curadoria do IGLOO.Network.
Em suas outras edições, o Ibrachina Challenge levou startups brasileiras para participar de eventos internacionais como o RISE em Hong Kong, a GITEX, em Dubai, e a BITCOIN CONFERENCE, em Miami, sempre oferecendo acesso a conhecimento, inovação e possibilidade de geração de negócios.