Nesta sexta-feira (22), foi lançado o livro “Base Aérea”, do fotógrafo Guto Ambar. A produção da obra teve apoio do Ibrachina.
Na cerimônia, realizada no dia do aniversário da Base Aérea de São Paulo, Thomas Law, presidente do Ibrachina, destacou a importância do trabalho em conjunto com Força Aérea Brasileira (FAB).
“Estamos ao lado de várias autoridades, como o Comandante Macedo e o coronel Tiago. Temos uma parceria solidificada do Instituto com a FAB, estreitada com o lançamento do livro”, afirmou Thomas.
O material reproduz diversos momentos importantes da Base Aérea nos últimos anos, com destaque para as ações humanitárias.
O comandante da Base, Coronel Tiago, afirmou que o livro “mostra a atuação dos militares em um registro histórico de nossa atuação em prol da sociedade brasileira”.
“Espero que esse livro sirva como um legado, um marco histórico para a Base Aérea”, disse o fotógrafo Guto Ambar.
Parcerias nas ações
O Ibrachina trabalhou em parceria com a FAB em diversas ocasiões, para beneficiar a população brasileira.
Durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em maio deste ano, o Comitê de Resposta Rápida, iniciativa do Ibrachina Smart City Council, enviou toneladas de água, alimentos e material de limpeza, em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação do Comitê, que recebeu apoio da APECC e de comerciantes da Mooca e do Centro, foi articulada junto à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Ulysses Guimarães.
Lembre como foi
Ibrachina cria Comitê de Resposta Rápida para auxiliar o Rio Grande do Sul
No auge da pandemia do covid-19, em janeiro de 2021, o Instituto possibilitou a doação de contêineres ISO, com quantidade equivalente a 1.700 cilindros de oxigênio, além de 1.800kg de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e material médico-hospitalar que foram levados por aviões cargueiros da FAB para Manaus, onde foram entregues à rede de saúde local.
Lembre como foi
Ibrachina e FAB transportam mais equipamentos para ajuda humanitária ao Amazonas
Outra ação que uniu o Ibrachina, APECC e a FAB durante a pandemia foi a doação de material hospitalar para o Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP), em maio de 2021.
O apoio do Ibrachina ao serviço médico ocorreu num momento de muita pressão ao setor da saúde no Brasil, sobrecarregado por conta da pandemia da Covid-19, que se espalhava pelo Brasil.
Lembre como foi
Ibrachina realiza doação para Hospital de Força Aérea de São Paulo
Em fevereiro de 2023, fortes enchentes deixaram milhares de pessoas desabrigadas no litoral norte de São Paulo. Rapidamente, Ibrachina e outros parceiros se mobilizaram para coletar doações.
Uma grande quantidade de água, produtos de limpeza, vestuário, equipamentos de proteção individual (EPIs), itens de higiene e roupas foram arrecadadas. No dia 28 de fevereiro, três caminhões do Grupamento de Apoio de São Paulo da FAB transportavam as 6 toneladas de doações até a região de São Vicente e entregue às autoridades portuárias e à Defesa Civil, que atenderam os moradores afetados pela tragédia.
Lembre como foi
Seis toneladas de doações arrecadadas para população atingida pelas chuvas
Homenagens
Devido ao seu trabalho humanitário durante a pandemia, no dia 21 de julho de 2021, Thomas Law, presidente do Ibrachina recebeu a medalha “Mérito Santos-Dumont”.
A honraria foi concedida em comemoração ao aniversário de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. A solenidade foi realizada no Parque Aeronáutico Campo de Marte, em São Paulo.
Lembre como foi
O Ibrachina, APECC e o Ibrachina FC fizeram um reconhecimento público ao trabalho da FAB em dezembro de 2021.
Destacando a importância da parceria, alguns membros da Base Aérea da FAB em São Paulo foram homenageados no jantar, como o Coronel Aviador Fábio Luís Cuzziol, Comandante da Base; o tenente-coronel aviador Artur de Oliveira Baumbach, subcomandante da Base; e o major aviador Marcel Luiz Rodrigues de Oliveira.
Durante a cerimônia, músicos da base aérea de São Paulo fizeram uma apresentação.
Ibrachina e Ibrachina FC homenageiam Força Aérea Brasileira e Ballet Paraisópolis