Estima-se que 25 milhões de pessoas estudam mandarim como segunda língua. São indivíduos de várias partes do mundo que estão se dedicando para aprender o idioma chinês, visto como uma das “línguas do futuro”, dada a importância crescente do gigante asiático no cenário global.
Os cursos online oferecem cada vez mais plataformas de ensino da língua, com fácil acesso aos programas de aprendizagem.
Uma delas é a Chinese Plus, lançada em março de 2020 com um curso completo de mandarim, com 16 mil aulas gravadas. Atualmente são mais de 6,8 milhões de usuários registrados no site e uma média de visitas de 15,03 milhões vindas de 201 países.
Outra plataforma que tem conquistado o mercado é a Global Chinese Learning Platform (GCLP), criada pela iFLYTEK, que interliga professores e alunos de língua chinesa. Presente em 182 países, a rede de ensino já conquistou mais de 6,21 milhões de usuários.
Alguns diferenciais dessas plataformas é dar acesso não apenas à língua, mas também ensinar sobre a cultura chinesa que atrai e desperta a curiosidade dos alunos.
Neste sentido, muitas instituições e escolas abriram cursos online, de modo a apresentar a beleza da língua e da cultura chinesas aos estudantes estrangeiros e mostrar a eles uma China abrangente, multidimensional e real.
A Zhejiang International Business School, mais conhecida como ZIBS, possui um acordo com o Ibrachina para a instalação do Centro de Estudos Latino-Americano e do Centro de Estudos sobre a China. Com isso, alunos e professores poderão participar de intercâmbios, palestras e pesquisas sobre a América Latina e a China, integrados por uma das principais instituições chinesas.
No Brasil, os cursos de mandarim vêm ganhando popularidade com os Institutos Confúcio, presentes em diversas universidades. Além das aulas presenciais, eles oferecem cursos online. Saiba mais em https://www.institutoconfucio.com.br/cursos/