O Dia Internacional da Língua Materna foi uma iniciativa da UNESCO e tem sido lembrada anualmente dia 21 de fevereiro, desde 2000. Seu objetivo é promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações.
O Ibrachina e o Chinese Bridge Club trabalham para difundir a cultura chinesa no Brasil e isso passa diretamente pelo mandarim, língua oficial da China. É o idioma mais falado do mundo, com cerca de 1 bilhão de falantes nativos.
Curiosidades sobre o mandarim
Maior número de falantes nativos: O mandarim é a língua mais falada do mundo, quando se leva em conta os falantes nativos. É a língua oficial da República Popular da China.
Caracteres próprios: o mandarim não usam o alfabeto romano, como o Português. Seus caracteres (hanzi – 汉字) são logogramas, desenhos que representam uma palavra ou uma sílaba.
Caligrafia estilizada: a escrita do mandarim é considerada uma forma de arte. A caligrafia chinesa é uma expressão artística muito tradicional. Um único caractere chinês pode conter de 1 a 64 traços que devem ser desenhados correlatamente.
Idioma tonal: Numa língua tonal, como é o caso do mandarim, a entonação ao pronunciar uma palavra altera seu significado. São quatro tons principais e um neutro.
A escrita mais antiga do mundo ainda em uso: Os primeiros registros oficiais da escrita chinesa foram encontrados em cavernas e ossos de animais datados de mais de 4 mil anos atrás.