A acupuntura tem mais de 4 mil anos e foi reconhecida como patrimônio cultural intangível da humanidade pela Unesco. A técnica funciona para o tratamento para diversas doenças do corpo e emocionais. É uma técnica milenar de cura da Medicina Tradicional Chinesa realizada através da aplicação de agulhas e moxabustão.
A agulha é colocada em pontos específicos do corpo a depender da queixa e de acordo com o diagnóstico do acupunturista do paciente. Já a moxabustão é uma técnica que consiste em aquecer algumas regiões do corpo por meio da queima de ervas medicinais (Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris). A estimulação térmica ajuda a circulação sanguínea e a irrigação dos órgãos essenciais.
O especialista Dr. Johnny Tah Ji Ng, membro do Colégio Médico de Acupuntura, explica que a técnica trabalha com um conjunto de pontos em linhas imaginárias. Cada ponto na linha representa um órgão ou função do organismo. São quatorze pontos de meridianos (canais) para a circulação de energia do corpo.
Os chamados “acupontos” são locais onde a energia e o sangue se encontram. Estes pontos são áreas que não têm um trajeto anatômico como na medicina ocidental, mas sim, regiões próximas a um nervo, a um vaso ou a uma região motora/muscular. O estímulo nesta área promove a liberação de algumas substâncias naturais no organismo. A filosofia oriental traz a questão do equilíbrio do corpo e da mente (yin e yang).
“Outros métodos podem ser usados além da agulha. É comum o uso da ventosa, que são cúpulas de vidro ou de plástico, que fazem pressão em uma região muscular através de sucção provocando o relaxamento da área e aumento da imunidade. O uso da eletroacupuntura, do laser e da Auriculoterapia são bem comuns”, ressalta.
De acordo com o especialista, a acupuntura busca o equilíbrio das funções do organismo, além de modular a resposta do Sistema Nervoso Autônomo (que controla batimentos cardíacos, respiração, movimentos do intestino e ciclo menstrual e ovulação nas mulheres).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40 doenças podem ser tratadas com a acupuntura. Alguns exemplos são os distúrbios digestivos (gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia), respiratórios (sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes) e neurológicos e musculares (dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite). A acupuntura é uma técnica indolor e são muitos os seus benefícios, do tratamento de diversas doenças a sua prevenção.
Em 1999, o Sistema Único de Saúde passou a oferecer a técnica aos usuários. Anos depois, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovada pelo Ministério da Saúde.