O Brasil exportou mais de 1,48 milhão de sacas de café de 60 kg no ano passado, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil. Trata-se de um aumento significativo de 278,6%, em relação a 2022, tornando a China o 6º maior destino de exportação do café brasileiro.
“Em 2017, as exportações de café do Brasil para a China foram inferiores a 83 mil sacas. Nos últimos anos, o consumo de café no mercado chinês alcançou crescimento contínuo e o café brasileiro está ganhando mais popularidade”, disse Marcos Antônio Matos, diretor-geral do Conselho dos Exportadores.
Com a sua grande população, a China ainda tem grande espaço para crescer no consumo de café. O Brasil valoriza o mercado cafeeiro chinês e espera que mais comerciantes chineses comprem grãos de café brasileiros, observou ele.
Produção mineira
Minas Gerais é um dos principais estados produtores de café do Brasil. O estado brasileiro afirmou em seu site de notícias que o mercado chinês oferece oportunidades importantes para a indústria cafeeira brasileira.
Os cafés especiais são uma das principais áreas de crescimento das exportações brasileiras de café para a China. A região da Mantiqueira, localizada na junção dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, apresenta elevadas altitudes e grande variação diurna de temperatura, tornando-se um local propício para o cultivo do café.
Helcio Junior, Diretor Executivo da Unique Cafés localizada na Serra da Mantiqueira, disse que
“o mercado chinês está impulsionando o crescimento das exportações brasileiras de café”.
Ao mesmo tempo, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, em Minas Gerais, afirmou que a China é um dos países mais promissores para a importação de café brasileiro de alta qualidade no futuro, e expandir o negócio cafeeiro no mercado chinês será um esforço importante.
“Em muitas cidades chinesas, é possível ver cada vez mais cafeterias surgindo nas ruas e becos. A demanda no mercado chinês por café brasileiro, especialmente café especial, continua crescendo”, disse Brayan Cunha Souza, da CarmoCoffees. As marcas brasileiras de café atribuem grande importância ao mercado chinês e continuarão a fortalecer a cooperação com parceiros chineses, acrescentou ele.
Ibrachina conhece a produção local em MG
O Ibrachina tem defendido um aumento da exportação de produtos brasileiros para a China. Thomas Law, presidente do Instituto, já esteve na Cooxupé, Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, com sede em Rio Paranaíba (MG).
A visita foi acompanhada pelos professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Ricardo Freitas Martins da Costa, Victor Henrique Lana Pinto e Hernani Martins Junior.
O gerente da unidade, Luiz Fernando Madeira, mostrou como é a produção e comercialização de café, apresentando também como o trabalho cooperativo pode impulsionar o setor.
Fundada em 1937, a Cooxupé tem hoje mais de 10 mil cooperados, sendo a maioria deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar.
Saiba mais AQUI.