A Câmara Municipal de São Paulo concedeu, nesta quinta-feira (14), o título de “Cidadão Paulistano” a Guilherme Caputo Bastos, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. A iniciativa da homenagem foi do ex-vereador Arnaldo Faria de Sá. Muitos juristas prestigiaram o evento.
A cerimônia de entrega da honraria foi realizada no Ibrawork, com a vereadora Edir Sales presidindo a sessão. Além dela e do homenageado, compuseram a mesa Thomas Law, presidente do Ibrachina; Paulo Feuz, vice-presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo; Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol; e a desembargadora Beatriz de Lima.
Em sua fala, Thomas Law destacou a trajetória de vida do ministro Caputo e o exemplo dado por ele. “É um homem público preocupado com questões que vão além da função que exerce em Brasília. A homenagem vem porque ele olha para a comunidade de São Paulo. Esteve aqui recentemente palestrando para os atletas do Ibrachina FC, falando de ética. Caputo faz um trabalho que sai da esfera de atuação de ministro e ajuda esses meninos. Quero parabenizá-lo pelo impacto social que vossa excelência tem causado”, afirmou Thomas.
A vereadora Edir Sales, ao falar sobre os motivos da homenagem, enumerou as diferentes contribuições da trajetória profissional de Guilherme Caputo Bastos na carreira jurídica e acadêmica.
Por sua vez, Paulo Feuz enfatizou que o ministro Guilherme Caputo “é um juiz nato, que com toda sua sabedoria consegue conciliar e harmonizar efetivamente tudo que aparece em sua frente”.
“Eu já tinha laços pessoais e profissionais com São Paulo, que envolviam muito carinho. Porém, esta noite é como se esses laços se oficializassem. A partir de hoje, sou de São Paulo por decisão de seu povo, por seus representantes. É um dia de grande emoção, que ficará guardado pra sempre na memória”, afirmou o ministro Caputo após receber o título de Cidadão Paulistano.
Sobre o homenageado
Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, o ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos é formado em Ciências Econômicas pelo CEUB e em Direito pela UnB. Tem pós-graduação em Direito do Trabalho pelo CEUB e em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade de León, na Espanha. Também é doutor em Direito Desportivo pela UNINOVE.
Ingressou na magistratura trabalhista como Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF), em 1989. Tomou posse como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 2007. Além da atuação no TST, teve seu trabalho reconhecido no âmbito do direito desportivo, recebendo a Ordem do Mérito Desportivo, que é concedida pela Presidência da República.