A minoria étnica chinesa mulao (também grafada mulam) reúne cerca de 250 mil pessoas. A maioria vive no condado de Luocheng, na Região Autônoma Zhuang, na província de Guangxi. Também há grupos espalhados em condados vizinhos.
Sua terra natal é uma das colinas intercaladas com vales verdejantes. Os rios Wuyang e Longjiang atravessam o seu território, que tem um clima ideal para o cultivo de arroz, milho, feijão, batata, melão e algodão. A área é famosa por seu chá e ervas medicinais, além da abundância de recursos minerais como carvão, ferro e enxofre.
História
Os registos históricos colocam a origem dos mulao no período da Dinastia Yuan (1271-1368). Durante a dinastia Qing (1644-1911), as áreas onde eles viviam foram divididas. O líder de cada aldeia era responsável pela cobrança de impostos e pela lei e ordem.
Os membros desse grupo étnico eram agricultores, além de criar bois, búfalos e cavalos. Tendo principalmente o plantio do arroz como atividade econômica, possuíam um sistema de irrigação bem desenvolvido. Outro aspecto importante na sua economia era a fabricação de cerâmica e a tecelagem de tecidos.
Costumes e Cultura
A língua mulao pertence ao grupo zhuang-dong, da família linguística sino-tibetana, mas a maioria dos membros dessa etnia também falam mandarim.
As casas mulao geralmente possuem três quartos, geralmente de um andar, com paredes de barro e telhas também de barro cozido.
Esse povo é famoso pelas habilidades de fiação, tecelagem e tingimento, em especial no uso de tons de azul. Nas roupas tradicionais, os homens usavam jaquetas com botões grandes na frente, calças largas e sandálias de palha. As meninas usam tranças no cabelo, que são enroladas na cabeça. As joias femininas incluem brincos de prata, pulseiras e anéis.
Entre os festivais dos mulao, o mais importante é o Festival Yifan. Nesta celebração, porcos e ovelhas são abatidos, com apresentações de teatro, dança do leão e do dragão.
Outras grandes celebrações são o Dia do Ano Novo e o Festival do Barco-Dragão. No 15º dia do oitavo mês lunar é o Festival da Juventude, quando os jovens se reuniam para cantar canções folclóricas e realizar encontros amorosos.
Veja um pouco melhor como é a cultura mulao