Valorizar os antepassados faz parte da cultura chinesa e a moda atual do país une a tradição com elementos modernos. Essa mistura tem agradado principalmente aos mais jovens.

A moda chinesa também está ligada à questão cultural nacionalista do país que consome mais produtos locais que grifes internacionais. As características das vestimentas das marcas mais relevantes são as misturas de peças antigas chinesas com uma nova roupagem.

Não é raro encontrar estampas tradicionais em combinações com jaquetas jeans ou moletons. Acessórios tipicamente chineses completam os looks da geração Z, a principal consumidora de moda local.

Os visuais são muito harmônicos, mostrando uma aliança de elementos do passado com a modernidade. É uma moda repleta de atitude, que reflete os sentimentos e as aspirações de quem a usa.

Hanfu

A etnia Han compõe cerca de 90% da população chinesa. Essa identificação étnica é muito comum na sociedade. A geração mais nova utiliza a vestimenta com influência cultural, transformando-a em uma grande tendência.

Isso ajudou a dar visibilidade ao Hanfu, termo para se referia às vestimentas usadas durante a dinastia Han (206 a.C-220 d.C.). Elas influenciaram roupas em todo o sudeste asiático, como o quimono japonês e o hanbok coreano.

Atualmente, passou-se a utilizar o termo “汉洋折衷”, que seria um meio-termo entre os estilos chineses e ocidentais. Ele remete ao sentimento nacional chinês, que não esquece de sua milenar herança cultural mas também se orgulha de seus avanços tecnológicos.

A revista L’Officiel destacou que os ‘Key Opinion Leaders’ (KOLS), como os influenciadores chineses são chamados, ditam a moda e influenciam o comportamento de consumo dos outros jovens. Essas personalidades podem ser artistas, blogueiros ou criadores de vídeo em redes como TikTok, Weibo e Wechat.

Em todo o mundo, as redes sociais são importantes para disseminar tendências e ampliar o universo da moda, tornando-o popular e cada vez mais forte. Por isso, os KOLS possuem grande importância no fortalecimento da moda nacionalista e cada vez mais ligada à tradição chinesa.

Também há perfis no Instagram com milhares de seguidores que compartilham a moda chinesa exclusiva, como o uso de hanfu. Isso atrai quem se interessa pela história e tradição desta vestimenta clássica. Alguns dos mais conhecidos são Shiyin.w e Mochihanfu.

Para quem mora no Brasil e quiser adotar essa tendência, peças no estilo hanfu podem ser encontradas em lojas de e-commerce chinesas, como AliExpress e Shein.

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