Criada na Universidade de São Paulo (USP), uma agência de conteúdo e divulgação sobre a cultura chinesa está chamando a atenção nas redes sociais.
Ela é composta por pesquisadores de pós-graduação e alunos da graduação em Letras com habilitação em Chinês, o único curso de Língua e Literatura Chinesa em nível de graduação na América Latina e seu principal produto é o Momento China, conteúdo que ensina diariamente sobre o gigante asiático.
No ar desde abril deste ano, aborda história, cinema, literatura, jogos, curiosidades, gastronomia e informações sobre costumes e tradições, além de breves lições de mandarim.
Seu objetivo declarado é incentivar a relação entre Brasil e China e levar as pesquisas acadêmicas para fora dos muros da USP. Seus posts são variados, envolvendo muitas vezes profissionais de diversas áreas que tratam de aspectos tradicionais e contemporâneos da cultura chinesa.
Todo mês, é realizada uma live com um especialista convidado, que pode ser diplomata, escritor, tradutor, profissional ou docente.
O conteúdo gráfico é elaborado pela designer Camile Vazakas Nunes e Luiza Viana é responsável pela maioria das aulas de mandarim.
Em matéria publicada no Jornal da USP, o grupo disse que o principal motor de escolha dos assuntos é atrair o interesse público aos pontos de contato entre as culturas chinesa e brasileira.
“Nosso projeto está se consolidando para partirmos em busca de apoio não apenas da embaixada, como de setores privados. Posteriormente, a ideia é transformá-lo em um negócio”, explica Márcia Carini, coordenadora editorial do projeto e integrante do grupo.
Para saber mais, acompanhe o Momento China nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/momentochinausp
Instagram: https://www.instagram.com/momentochina/
TikTok: https://www.tiktok.com/@momentochina?lang=pt-BR
Twitter: https://twitter.com/MomentoChina
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/momento-china/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwnlQExpptBZc-7W-OhfqBw