A fábrica da Ford localizada em Camaçari, Bahia, foi adquirida pela montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo.
O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (4), numa cerimônia que teve a participação da vice-presidente global da marca, Stella Li, além de representantes do governo estadual.
Li, que também é CEO da BYD Américas afirmou que “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
De acordo com o governo baiano, serão gerados mais de cinco mil empregos diretos. A empresa comprometeu-se a investir R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas. Além de veículos de passeio, serão feitos no local chassis de ônibus e caminhões elétricos, assim como uma divisão para processamento insumos, como lítio e ferro fosfato.
Segundo os anúncios, o objetivo inicial é fabricar 30 mil veículos, podendo chegar à capacidade produtiva de 150 mil unidades ano. Além de fabricar para o mercado interno, a BYD deve focar na exportação dos produtos. O compacto Seagull, modelo mais barato do portfólio da companhia, e o hatch Dolphin, devem ser os primeiros carros da marca fabricados no Brasil. A expectativa é que a produção inicie no segundo semestre de 2024.