Filme mais assistido de todos os tempos, Avatar arrecadou US$ 2,847 bilhões. O primeiro longa da saga imaginada por James Cameron foi lançado em 2009 e marcou época pelo visual revolucionário do mundo fictício de Pandora.
Sua continuação, Avatar 2: O Caminho das Águas, estreia mundialmente dia 15 de dezembro, sendo uma das produções mais aguardadas do ano. Os atores Sam Worthington e Zoe Saldaña retornam em seus papéis como Jake Sully e a princesa Neytiri. A ideia de Cameron é lançar Avatar 3 e 4 nos próximos anos.
Todos os filmes da saga se passam em Pandora, uma das luas do planeta Polifemo. A criação dos cenários naturais foi inspirada parcialmente no parque florestal Zhangjiajie, da China. Com 397,5 quilômetros quadrados, a região foi tombada como patrimônio mundial natural pela UNESCO em 1992 e geoparque global em 2004.
O parque tem uma das paisagens mais únicas e deslumbrantes da Terra, com estruturas rochosas em forma de pilares e cobertos de vegetação, além de belas cachoeiras. As formações de arenito de quartzo foram reproduzidas como as “rochas flutuantes” de Pandora, conforme explicou James Cameron na época do lançamento do primeiro filme.
Alguns dos maiores pilares do parque nacional Zhangjiajie, com 1.080 metros de altura, eram conhecidos como “Colunas Celestes do Sul’. Por decisão do governo, em janeiro de 2010 foram renomeadas oficialmente como “Montanhas Aleluia Avatar”.
Atrações do parque
O rebatismo dos pilares acabou incentivando o turismo na região. O site oficial no website do governo local exibe a mensagem: “Pandora está distante, mas Zhangjiajie está perto”.
Para chegar até o parque nacional é preciso voar até Changsha, capital da província de Hunan, e pegar um ônibus até a entrada que percorre o trajeto em cerca de quatro horas.
O parque abriga aproximadamente mil espécies vegetais e algumas delas são únicas. A mais conhecida é a flor Long Xia, que pode mudar de cor até cinco vezes ao longo do dia. As árvores Davidia Involucrata são consideradas fósseis vivos, sendo as únicas remanescentes da 4ª glaciação da Terra.
Além de toda sua beleza natural, o parque oferece atrações como o elevador Bailong (“100 dragões” em chinês). Feito de vidro e com dois andares, a estrutura fica na lateral de um penhasco com 326 m de altura. É o elevador externo mais alto do mundo, segundo o Livro Guinness dos Recordes.
Outra atração popular é uma ponte de vidro que atravessa um desfiladeiro. Construída a mais de 300 metros de altura e com 430 metros de comprimento, é uma das maiores estruturas do tipo do mundo.
Existem três bondinhos que levam os turistas aos pontos turísticos mais procurados de Zhangjiajie. O mais bonito é o teleférico da Montanha Tianmen, apelidado de “Porta do Céu. Com 7.455 metros, é o mais longo do mundo.
Para chegar até o ponto mais alto, a 1280 metros de altitude, existe uma estradinha sinuosa, escavada nos penhascos, com 99 curvas, que termina em uma escadaria de precisos 999 degraus. Esses números (99 e 999) são considerados sagrados para o budismo. Seu significado tem relação com alcançar um estágio superior espiritualmente.
Quem prefere uma vista panorâmica pode pegar o bondinho na estação no centro da cidade vizinha a Zhangjiajie e fazer a viagem que dura cerca de meia hora.
A entrada para o Parque de Zhangjiajie custa 228 yuans (170 reais) e dá acesso durante três dias. Existe um sistema de transporte interno por ônibus. Os ingressos do teleférico e do elevador custam cerca de 50 yuans (40 reais) por trajeto.