O Instituto Confúcio na Unicamp, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), apresenta a exposição “A Milenar Arte Chinesa’, de objetos históricos da coleção do professor emérito da Unicamp Rogério de Cerqueira Leite.

A partir desta quinta-feira (5), a mostra estará aberta ao público. São 93 obras, incluindo  esculturas, objetos históricos e delicadezas culturais produzidas desde o período neolítico (6500 a 1700 a.C.) até a época da República da China (1912 d.C.), passando por cinco dinastias (Han, Tang, Song, Ming e Qing).

O diretor do Instituto Confúcio na Unicamp, Gao Qinxiang, é o idealizador da mostra. Em entrevista ao jornal Correio Popular, ele explica que “a arte é a cristalização da sabedoria e da alma, e seu valor estético ou filosófico nutre a civilização humana”.

Ele espera que, por meio desse intercâmbio cultural, “as pessoas possam conhecer essas obras de arte coloridas que por milhares de anos proporcionaram não apenas o prazer do belo, mas também inspiraram o desejo e a motivação para buscar uma vida melhor e criar mais beleza”.

As esculturas são de tamanhos e materiais diferentes. Algumas são esculpidas em pedras como jade e coral, além de marfim, madeira, vidro e cerâmica.

O professor Cerqueira Leite. explica que sua coleção “é um produto de 40 anos de obsessão”. As obras foram compradas na Europa, principalmente na França, mas a maioria foi coletada no Brasil. “A principal fonte de suprimento foram antigas famílias, cujos antepassados colecionavam e acredito que há também peças que vieram com a imigração chinesa, no início do século passado e, possivelmente, durante a Revolução Cultural. Também explorei embaixadores que ganham grandes salários quando estão no exterior e no Brasil, depois de alguns anos, são obrigados a vender algumas peças”, explica.

Serviço

Exposição “A Milenar Arte Chinesa”
De 5/10 a 24/11, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00
Térreo da Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho (BORA/Unicamp) – R. Sérgio Buarque de Holanda, 441, Cidade Universitária, Campinas
Entrada Gratuita
Informações: Tel.: 3521-0051 – WhatsApp: (19) 99609-7431 – Instagram @confucio.unicamp

 

Compartilhar.