Com o tema “Distante, mas perto”, a 9ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo acontece de 4 a 15 de outubro no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, 1000, bairro Paraíso.
O evento, promovido pelo Instituto Confúcio na Unesp, é presencial e gratuito. A distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão, por ordem de chegada. São três sessões diárias. Todos os filmes em mandarim e legendados em português. São produções contemporâneos, a maioria inédita no Brasil.
Em 2024 é comemorado o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China. Nesse contexto, a Mostra de Cinema Chinês de São Paulo se destaca como uma importante vitrine da cultura chinesa no Brasil. A edição deste ano, que celebra cinco décadas de produção cinematográfica chinesa, traz filmes que retratam diversos aspectos da sociedade e cultura do país.
Programação
A seleção de filmes oferece um panorama rico e diversificado: desde a beleza natural do Planalto de Loess em “Vida” até o retrato do amor urbano contemporâneo em “À espera do Amor”.
“É só por um tempo” e “Vidas Comuns” exploram as nuances da vida jovem e adulta na China moderna, enquanto “Pós-Verdade” reflete sobre valores sociais atuais. “Quatro Primaveras” captura a essência das estações do ano e “Sabores da Vida” usa a gastronomia como metáfora para as experiências da vida.
A programação também inclui exemplos da crescente indústria de animação chinesa, como “Boonie Bears: Viagem no tempo”, e produções que celebram as artes tradicionais, como “A lenda da Serpente Branca” e “Fora dos Palcos”.
Filmes de ação como “O Fio da Espada” e “Retorno ao Tibete” trazem uma visão moderna dos heróis chineses. Por fim, “De Trem-bala pela China” e “Jornada Sem Fim” oferecem um olhar sobre o desenvolvimento e os valores da China contemporânea.
Veja a programação completa no site oficial da mostra.