A Mostra de Cinema Chinês é realizada todos os anos em setembro, mês de comemoração da cultura chinesa no Brasil. A programação é gratuita e híbrida, dividida em mostra online, com acesso livre disponível até 31 de outubro; e presencial, de 18 a 29 de setembro, na Sala Umuarama do Instituto CPFL, em Campinas, sempre às 19:00.

Pensando na inclusão social, as sessões presenciais da Mostra contam com janela de libras, para maior acessibilidade aos filmes. Este ano são 13 obras de alguns dos grandes mestres do Cinema Chinês exibidas tano na mostra online quanto na presencial.

Para a programação online, foi realizado um resgate histórico de obras antigas e icônicas da cinematografia chinesa. Celebrando o aniversário de 100 anos do cineasta Xie Jin, são exibidas duas de suas obras iniciais, “Jogadora de Basquete no5” e “Grande Li, Pequeno Li e Velho Li” – pela primeira vez traduzidas para o português – além de outros três clássicos da 1ª e 2ª geração do Cinema Chinês, são eles o épico “A Longa Estrada”, de Sun Yu, a comédia “Viva a Senhora!”, de Sang Hu, e o terror “Sons na Meia-noite”, de Ma-Xu Weibang.

A Mostra de Cinema Chinês é anual e faz parte da 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China, promovida pelo Instituto CPFL. Mostra tem patrocínio da CPFL Energia e é realizada pela Brazucah Produções, em parceria com o Instituto CPFL e Instituto Confúcio.

Programação online

Ela foi pensada em oferecer acesso ao acervo para todo país, com filmes que poderão ser vistos pela internet inclusive em regiões onde não há salas de cinema. A programação em ambiente online exibe um resgate histórico, com cinco obras clássicas e icônicas dos primórdios da cinematografia chinesa.

Celebrando o aniversário de 100 anos do cineasta Xie Jin – considerado um dos maiores cineastas e diretores da história do cinema chinês, duas de suas obras iniciais serão, pela primeira vez, traduzidas para o português: “Jogadora de Basquete nº 5”, filme que lhe deu projeção nacional e “Grande Li, Pequeno Li e Velho Li”, comédia reverenciada pelos chineses até os dias atuais.

Outros três clássicos da 1ª e 2ª geração do cinema chinês, também pela primeira vez legendados para a língua portuguesa, completam a programação: o épico “A Longa Estrada”, de Sun Yu, a comédia genial “Viva a Senhora!”, de Sang Hu, e o pioneiro do terror chinês “Sons na Meia-noite”, de Ma-Xu Weibang.

Os filmes que compõem a programação online estarão disponíveis no site oficial. A Mostra tem acesso livre e proporciona alcance nacional ao público interessado.

Assista a todos os filme em https://mostradecinemachines.com.br/index.php/online/

Mostra presencial em Campinas

Já para a mostra presencial, que acontece no Instituto CPFL, em Campina. São 8 filmes da chamada 5ª geração do cinema chinês, com obras amplamente conhecidas e renomadas do final dos anos 90 e meados de 2000 e merecem ser revistas em uma nova perspectiva.

Destaque para as obras “Herói”, “Clã Das Adagas Voadoras” e “Nenhum a Menos” de Zhang Yimou, “Sons da Alma” de Chen Kaige e “Carteiro nas Montanhas” de Hou Jianqi. Para arrematar a programação, algumas pérolas: o premiado “Minha doce amarga Taiwan”, de Zheng Dongtian, “Meu 1919”, de Huang Jianzhong, e “A ferrovia nas nuvens”, de Feng Xiaoning, sobre a desafiadora construção da ferrovia que liga Pequim a Lhasa, no Tibet.

As exibições presenciais acontecem de 18 a 29 de setembro no Auditório Umuarama, no Instituto CPFL, em Campinas, sempre às 19h. O endereço é Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera.

A sala tem 139 lugares, sendo 42 lugares para cadeirantes e 2 assentos adequados para pessoas obesas. Todas as sessões presenciais com janela de libras. Os ingressos são feitos por distribuição de senhas no local 1 hora antes de cada sessão.

A programação completa está em www.mostradecinemachines.com.br.

Curadoria

A curadoria da Mostra de Cinema Chinês é assinada por Alê Amazônia e Lucas Chen, dois brasileiros da área cultural com forte relação com a cultura chinesa.

A Mostra de Cinema Chinês é viabilizada por meio do ProAC, com patrocínio da CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL e apoio do Instituto Confúcio, realização Brazucah Produções, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

 

Compartilhar.