A Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU (FAO), estabeleceu a data 21 de maio como o Dia Internacional do Chá. Trata-se do reconhecimento da importância do chá, segunda bebida mais consumida do planeta, atrás apenas da água.
Em São Paulo, para comemorar o Dia Internacional do Chá, o Museu da Imigração realizará neste sábado, 20, a Cerimônia do Chá. A experiência será promovida pelo Ibrachina, Chinese Bridge Club in São Paulo e Instituto Confúcio na UNICAMP.
O público participante poderá degustar ao menos 3 tipos de chá chineses e conhecer um pouco mais sobre suas histórias e seus benefícios com mestres sommeliers de chá.
A oficina será ministrada pelas professoras Ying Zou e Kaili Peng.
Após a realização da oficina de chá, a equipe de professores e alunos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa, oferecerá gratuitamente atendimento de auriculoterapia, técnica tradicional que se baseia na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha é um micro-sistema em que todo o corpo é representado por um mapa.
O Chá e a China
A ligação do chá com a China é milenar. A bebida está ligada à mitologia e sua descoberta é datada de 2.737 a.C.. Há relatos publicados sobre o cultivo do chá na China no século VI aC. quando Lao-tzu (604-520 aC), autor do Tao Te Ching e fundador do Taoísmo, afirmou que o chá era um “elixir da imortalidade”.
Muitos anos depois Lu Yu lançou o primeiro livro sobre chás, “C’ha Ching” que passou a espalhar os conhecimentos chineses sobre a bebida quente. Esse livro aponta quais eram os melhores componentes para a preparação de um bom chá, o melhor local para o plantio e a qualidade da água usada para a infusão.
Serviço
Data: Sábado, 20/05 | 11:30 e 15:30
Local: Varanda do Museu – Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo
Faixa etária: Livre. Crianças devem estar acompanhadas de um responsável.
Inscrição: Sem necessidade de inscrição. Haverá distribuição de ficha com 20 minutos de antecedência.
Vagas limitadas por ordem de chegada.