O Dia da Escola é celebrado no Brasil anualmente em 15 de março, para marcar a criação do Ensino Primário por Dom Pedro II, em 15 de março de 1827. O objetivo da data comemorativa é reforçar a importância fundamental da escola, local que possibilita o desenvolvimento intelectual e social dos alunos.

A educação é uma área que merece grande atenção do Ibrachina, que tem um compromisso com a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, “Educação de Qualidade”. Sua meta é assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem para todos.

Entre as muitas ações na área educacional, o Instituto mantém o projeto Ibrachina Social, que usa o futebol como ferramenta de inclusão e de oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes de São Paulo.

O treinador Juninho Pereira, responsável pelo Ibrachina Social, conta que é feito um acompanhamento de quem está inscrito no projeto. “Temos acesso ao RA escolar, que é emitido pelo governo do Estado. Se o menino não tiver estudando, ele não vai treinar”, explica.

O Ibrachina também oferece apoio, caso os jogadores do Ibrachina Social não estejam matriculados. “Exigir que estejam estudando e tenham nota acima de 5 é uma maneira de estimular os meninos a levar os estudos a sério. Caso contrário, não podem disputar os campeonatos”, frisa Juninho.

Recentemente, o Ibrachina Social teve participação de destaque na Lorena Cup, sangrando-se campeão na categoria sub-16.

O acompanhamento tem dado resultado. “A maioria dos meninos do Ibrachina Social tem médias bem altas de aprovação. Esporte e educação andam juntos por aqui”, finaliza.

Compartilhar.