O Ibrachina tem uma ligação estreita com Minas Gerais, que completa 303 anos nesta sexta-feira (1/12). Fundado oficialmente em 1720, o estado ganhou esse nome pela sua riqueza mineral. Ao mesmo tempo, é renomado pela sua produção agropecuária, em especial o café e os laticínios.
Acreditando no potencial de aumento da produção e exportação dos produtos mineiros, o Ibrachina tem realizado várias ações que promovem o Estado, Em 2021 o Instituto abriu um escritório em Belo Horizonte, no bairro Funcionários, junto à editora D’Plácido.
Um dos objetivos desse trabalho é ajudar a abrir o mercado chinês para os produtos produzidos no Estado, como queijos especiais e cafés tipo exportação.
Publicação de livros sobre produção mineira
A partir do convênio do Ibrachina com duas universidades mineiras surgiram projetos de pesquisa na área do agronegócio. Publicados pela D’Plácido, estão disponíveis as obras “Perfil produtivo e potencialidades do Sudoeste de Mineiro a partir de estudos da Universidade Estadual de Minas Gerais”, e “Perfil produtivo e potencialidades do Alto Paranaíba a partir de estudos da Universidade Federal de Viçosa”.
Além disso, Ibrachina o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas (SEBRAE) são parceiros no fortalecimento da “Rota do Queijo da Canastra”. Além do livro de mesmo nome, foram lançados um site e uma série de vídeos de entrevistas com os produtores. Esse queijo mineiro já ultrapassou fronteiras, sendo eleito em 2022 o “melhor do mundo” pelo “Taste Atlas” [Atlas do Sabor], dos Estados Unidos.
Esse projeto do Ibrachina visa fortalecer a produção da região sudoeste de Minas Gerais, onde cerca de 800 famílias vivem da produção dessa iguaria. Para saber mais acesse a página oficial. O projeto foi destaque na imprensa local, em matéria especial publicada no Diário do Comércio.
Socorro ao estado após enchentes
No final do ano passado, enchentes destruíram casas e deixaram pessoas desabrigadas em Minas Gerais. O Ibachina, juntamente com a APECC e o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ) realizaram uma campanha para coleta de doações. Foram enviados mantimentos, água e material de limpeza para os locais mais atingidos.