O Dia do Panificador ou Dia do Padeiro é comemorado em 8 de julho. Aproveitando essa data, lembramos que os chineses têm uma tradição milenar de produzir pães doces e salgados.
De fato, a panificação é parte integral da rica tradição culinária chinesa. Há mais de 2.000 anos, o trigo começou a ser cultivado no noroeste do país. Desde então, tornou-se um ingrediente essencial para a produção de pães e bolos. Os padeiros chineses desenvolveram várias técnicas de fermentação, incluindo o uso de leveduras naturais, que ajudaram a criar massas de pão macias e saborosas.
Os pães e bolos chinesas combinam sabores tradicionais e técnicas que exigem habilidades. Além do consumo diário, algumas dessas iguarias são parte fundamental na celebração dos festivais.
Por exemplo, os “mooncakes” são bolinhos tradicionalmente consumidos durante o Festival do Meio do Outono – ou Festival da Lua. Eles geralmente têm recheio doce, como pasta de feijão vermelho.
A chef Jiang Pu já ensinou a fazer esses bolinhos. Veja como é fácil
Já o “baozi” (ou bao) é um pãozinho cozido no vapor que pode ser recheado com carne de porco, legumes ou pasta de feijão. Esse pãozinho tradicional é um alimento básico do café da manhã de muitos chineses e pode ser encontrado facilmente sendo vendido nas ruas de muitas cidades.
É considerado auspicioso, uma vez que geralmente são feitos em formas redondas. Em muitas regiões da China, o baozi é consumido durante o Ano Novo Chinês, ou durante o último mês do Calendário Lunar como parte da tradição.
Veja como ele é preparado, nesse vídeo da chef Jiang Pu.
Por sua vez, o moti, ou bolinho de arroz recheado, é uma versão doce do baozi. Eles têm mesma forma de preparo, com a diferença que o moti têm recheio doce, que pose ser feito com a pasta de feijão vermelho, gergelim, castanhas, pinhão ou nozes.
Eles são tradicionalmente consumidos no Festival das Lanternas, que marca o encerramento das celebrações do Ano Novo Chinês.
Nesse vídeo, a chef Jiang Pu, ensina a prepará-los.
Adaptações Modernas
À medida que a China se moderniza e adota influências culinárias de todo o mundo, a panificação também passou por uma transformação. Hoje, é comum encontrar padarias modernas nas grandes cidades chinesas, que também oferecem uma variedade de pães e doces ocidentais, como croissants e baguetes.
Essas padarias contemporâneas combinam as técnicas de panificação ocidentais com sabores chineses tradicionais, criando produtos únicos e deliciosos. Alguns padeiros incorporam ingredientes locais, como chá verde, gergelim preto ou lótus, em seus produtos de panificação dando adicionar um toque de sabor autêntico.
Conheça mais sobre os pães e bolos chineses