Os podcasts são maneiras modernas de entretenimento e de educação, que ganharam relevância e se multiplicaram no Brasil nos últimos anos. Desde 2013 o “Dia do Podcast” é celebrado em 21 de outubro.
Em um mundo cada vez mais digital, os programas exclusivamente transmitidos pela web alcançaram grande popularidade. Originalmente, o podcast tinha um formato bem próximo do gênero radiofônico, mas as plataformas digitais possibilitaram o surgimento dos videocasts, que se aproximam do conteúdo televisivo.
Tratando-se de um formato flexível, cada episódio ou criador realiza sua produção de diferentes maneiras. Uma pesquisa do PodPesquisa de 2021, apontou que os podcasts transmitidos pelo Youtube no Brasil possuem 34,6 milhões de ouvintes habituais do formato.
Estúdio de produção
Nas dependências do Ibrawork, hub de inovação do Ibrachina, funciona o Ibrastudio, um espaço diferenciado para a criação de conteúdos e podcasts no formato de entrevistas ou debates.
São 3 estúdios diferentes, adaptados para as mais diferentes necessidades para produção de podcasts, narrações, videocasts e muito mais. Ele é gerido por um grupo de profissionais da Geek Conteúdo, com grande experiência na produção de conteúdos digitais e cobertura de eventos.
Segundo Juliano Alves, coordenador do espaço. “O Ibrastudio existe para acelerar a capacidade das startups e empresas parceiras na criação, produção e monetização de conteúdos dos mais diversos. Sempre com foco no desenvolvimento, no empreendedorismo e na inovação”.
Atualmente, são produzidos no local o podcast Tech Talks do Ibrawork, o canal de conteúdo Explorando Segredos e Mistérios e o programa de TV Culturatech da TV Cultura.