A Dinastia Tang (618-907) é conhecida como uma era na história chinesa que promoveu uma grande apreciação e domínio da poesia. Muitos desses poemas ainda são recitados hoje pelos chineses,
Os dois grandes “poetas mestres” daquele tempo são Gao Shi (704–765) e Li Bai (701–762). O primeiro era político e general. Dois de seus poemas foram incluídos na popular antologia “300 Poemas Tang”, enquanto o segundo é reconhecido como uma figura brilhante e romântica que elevou as formas poéticas tradicionais a novos patamares.
Ambos foram homenageados recentemente pela animação “Chang An”, que mostra de maneira ficcional, a vida desses poetas e sua genialidade com as palavras. A bilheteria do longa mostra que o tema é importante para o público chinês, tendo ultrapassado 1,5 bilhão de yuan (cerca de R$ 1 bi).
“A Dinastia Tang foi um período de grande confiança, inclusividade e sofisticação cultural que veio a representar nosso país. Queríamos fazer um filme que capturasse a essência dessa era. Quando pensamos na Dinastia Tang, naturalmente pensamos em poesia, pois a poesia Tang é uma representação significativa da cultura e arte chinesas”, explica Zou Jing, diretor de “Chang An”. “E quando pensamos em poesia, imediatamente pensamos em Li Bai. Mais tarde, também pensamos em Gao Shi, pois queríamos explorar a história sob sua perspectiva e permitir que o público se imergisse melhor na trama”.
No filme, são apresentados 48 poemas, e mostra cenas retratadas nesses textos, combinando imagens tradicionais de pintura a tinta com a mais recente tecnologia de animação.
Ainda não há previsão de lançamento no Brasil
Veja o trailer (legendado)