A China pode parecer uma incógnita para quem não conhece muito de seu idioma, costumes e história milenar. Filmes documentais são uma maneira de mostrar um pouco mais da realidade do país.
Por isso, o Chinese Bridge Club in São Paulo selecionou o documentário “A Ponte de Bambu” para exibição gratuita dia 20 de setembro, às 19:00. A exibição será no espaço de eventos do Ibrawork, na Rua Augusta, 1917 – 6º Andar.
A curadoria é de Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP. Após a exibição do longa, ela e o diretor Marcelo Machado conversarão com o público presente, comentando a obra e respondendo perguntas.
A entrada é gratuita, bastando reservar os ingressos pelo Sympla.
Com duração de 77 minutos, o filme reúne testemunhos e imagens que contam a história de vida de uma família que precisou dividir sua jornada entre o Brasil e a China, narrada através de uma análise aprofundada das características próprias de uma e outra sociedade e de como as pessoas enfrentam as grandes guinadas provocadas em suas vidas por grandes eventos históricos.
Sobre o filme
O premiado jornalista brasileiro Jayme Martins e sua família viveram por década no gigante asiático. Seu amigo Marcelo Machado, cineasta premiado, visitou a família e gravou o documentário “A Ponte de Bambu”.
Nele, a família Martins relata suas experiências de um período de raro acesso a estrangeiros no território chinês. Isso inclui a vida nos anos 1960, enquanto presenciaram a Revolução Cultural de Mao Zedong, até chegar à reforma econômica que culminou na superpotência econômica que conhecemos hoje.
Falando sobre a obra cinematográfica, Marcelo Machado destaca que “a China e os chineses estão cada vez mais presentes no mundo hoje, mas houve um momento no século passado, em que estiveram fechados buscando acertar os caminhos da sua Revolução. Nessa época, uma única família brasileira vivia exilada buscando também seu caminho no país”.