10 de junho de 2019

O Dia da Língua Portuguesa celebra os laços de amizade entre os países lusófonos

A língua portuguesa marca as relações entre Brasil, China e Portugal

O Dia da Língua Portuguesa, comemorado no dia 10 de junho, é uma homenagem ao poeta português Luís de Camões. A data é um marco para os países que têm o português como língua oficial e dá visibilidade a cultura lusófona que vai das Américas à Ásia.

O poeta Luís de Camões

O português é a quinta língua mais falada no mundo, a mais importante do hemisfério sul e a terceira mais falada no mundo ocidental e dos países que adotam o alfabeto latino. Muitos países têm o português como língua oficial: Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial.

A história da Língua Portuguesa

O português tem origem no latim, tendo sido introduzido na península ibérica pelos conquistadores romanos. Outras línguas tiveram essa mesma origem como o catalão, o castelhano e o galego-português.

As grandes navegações nos séculos XV e XVI e a política de colonização de Portugal contribuíram para a expansão geográfica da língua portuguesa. A língua da metrópole se diversificou em contato com outras línguas e dialetos locais.

A chegada das embarcações portuguesas em território brasileiro e a catequização dos índios pelos jesuítas resultou no enfraquecimento da língua indígena e a expansão da língua portuguesa. O português falado no Brasil recebeu a influência do tupinambá, da família tupi-guarani, bem como das línguas africanas faladas por escravos. O português foi declarado a língua oficial do Brasil no século XVIII.

A língua que une as nações

O Ibrachina tem como uma de suas missões promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países que falam Português. A língua, portanto, é uma ponte entre as diferentes culturas e um eixo de aproximação.

Em ação recente, o instituto apoiou a Olimpíada Brasileira de Linguística na qual oito participantes foram selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL) que esse ano será na Coréia do Sul.

Equipe selecionada para a Olimpíada Internacional de Linguística (IOL)

A proximidade entre os países de língua portuguesa representa um passo importante para a expansão das trocas culturais, políticas e econômicas. Em 2003 foi criado o Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Os países Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe fazem parte desta iniciativa.

Pensando na importância de se discutir as oportunidades, desafios e soluções para o desenvolvimento comercial das relações entre países de língua portuguesa, o Ibrachina promoveu o seminário “Negócios entre Portugal, Brasil e China: uma análise prática” em Lisboa. Participaram do evento renomados nomes da advocacia e dos negócios. 

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e dos países lusófonos. Angola, Portugal e Moçambique são países estratégicos para o comércio bilateral. A cooperação prevê redes de infraestrutura e facilitação de comércio e investimento.

O Ibrachina acredita no fortalecimento das ligações culturais, políticas e econômicas entre as nações que se unem através da língua e que se abrem para todas as formas de suporte e desenvolvimento da sua população.

Para saber mais sobre a Olimpíada Brasileira de Linguística clique AQUI.

Para saber mais sobre o seminário “Negócios entre Portugal, Brasil e China: uma análise prática” em Lisboa clique AQUI.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #120

SP começou hoje a flexibilização da quarentena em várias cidades do estado; Prefeitura do Rio de Janeiro decreta medida a partir de amanhã