30 de março de 2020

Alerta #FakeNews: morte de borracheiro pernambucano não foi causada por coronavírus

Notícia que circula nas redes sociais afirma que borracheiro teria falecido por causa da explosão de um pneu e que a fatalidade teria sido registrada como "COVID-19" para inflar estatísticas

Circula nas redes sociais uma notícia afirmando que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Heleno Augusto, teria se curado da COVID-19 com um tratamento feito com a cloroquina. Este conteúdo é FAKE.

De acordo com o portal de verificação de notícias Agência Lupa:

“A assessoria de imprensa do GSI informou, por telefone, que o ministro não passou por nenhum tipo de tratamento contra a Covid-19. De acordo com a pasta, ele não apresentou sintomas e ficou em isolamento domiciliar até a última quarta-feira (25), quando voltou a despachar no Palácio do Planalto. Na ocasião, participou da reunião de presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com governadores de estados da região Sudeste. Ao ficar sete dias afastado, ele contrariou recomendação do Ministério da Saúde, que indica isolamento por 14 dias para quem testou positivo para o vírus.”

A cloroquina, usada contra a malária, é apenas um de vários medicamentos que têm sido testados contra o novo coronavírus. Ainda não se sabe quais drogas realmente são eficazes contra a Covid-19. Até o momento, os experimentos têm sido feitos apenas com pacientes internados em hospitais – ou seja, que apresentam um quadro grave da doença causada pelo novo coronavírus. Até que haja uma comprovação científica, nenhum desses remédios deve ser usado para prevenção ou tratamento de Covid-19.

Diversos portais fazem o trabalho de investigação de informações para identificação dos conteúdos falsos e enganosos, como a Agência Lupa, o Boatos.Org, o e-Farsas, entre outros. O Observatório do Coronavírus feito pelo Ibrachina também reúne algumas das fake news mais recentes – acesse aqui todas as edições.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Ibrachina é destaque na Veja São Paulo

O trabalho do Ibrachina é tema da coluna Terraço Paulistano, assinada pela jornalista Ana Carolina Soares na Veja São Paulo. Confira a matéria na íntegra:

Observatório do Coronavírus #122

Pacientes curados da COVID-19 são 40% do total de infectados no Brasil; Vacina contra coronavírus desenvolvida em Londres será testada em brasileiros