27 de março de 2020

Alerta #FakeNews: vídeo do presidente chinês fazendo ameaças ao Ocidente é falso

Vídeo original foi gravado em 2018, muito antes do início da pandemia do coronavírus; mensagem de Xi Jinping trazia projeções para 2019

Um vídeo com um discurso do presidente da China, Xi Jinping, fazendo ameaças ao Ocidente tem circulado nas redes sociais. Nele, Xi menciona uma Terceira Guerra Mundial e fala sobre o coronavírus. Este conteúdo é FAKE.

O vídeo original foi feito em dezembro de 2018 para o Ano Novo Chinês. Xi Jinping dá as boas vindas a 2019, fala sobre as conquistas do país em 2018 e faz projeções para o futuro.

O Ibrachina desmentiu o conteúdo falso em seus perfis nas redes sociais, e a denúncia ganhou destaque no Portal G1. Em vídeo, o Instituto mostra que determinados trechos atribuídos ao presidente chinês são, na verdade, falas do personagem Thanos, do filme “Avengers Ultimato”. Confira:

Abaixo, o vídeo original:

O Ibrachina repudia as fake news contra o povo chinês. Recomendamos que verifiquem todas as notícias antes de compartilhar. Incitar o ódio entre duas nações irmãs é crime que atenta contra a segurança nacional dos dois países. Diversos portais fazem o trabalho de investigação de informações para identificação dos conteúdos falsos e enganosos, como a Agência Lupa, o Boatos.Org, o e-Farsas, entre outros. O Observatório do Coronavírus feito pelo Ibrachina também reúne algumas das fake news mais recentes – acesse aqui todas as edições.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #173

Retorno às aulas no Brasil deve colocar em risco 9 milhões de pessoas. Pesquisadores da USP desenvolvem tecido que inativa coronavírus.

Observatório do Coronavírus #240

Anvisa afirma que Brasil terá vacina contra COVID-19 até junho de 2021 e aprova importação de insumos chineses para produção do imunizante.