21 de junho de 2019

Com 1 milhão de livros, a biblioteca Tianjin Binhai é um ícone futurista da China

Com 33.700 m², o espaço abriga áreas para leitura, auditórios e arquivos grandiosos da cultura chinesa.

Resultado de uma parceria entre a construtora MVRDV e o Instituto de Design e Planejamento Urbano de Tianjin (TUPDI), a Biblioteca Tianjin Binhai é um importante centro de cultura da China.

O espaço de 33.700m2 surge a partir de uma esfera luminosa central cercada de uma cascata de livros que surpreende em termos de inovação e design. São mais um milhão de títulos no acervo totalmente disponíveis aos seus visitantes.

Turistas de diversos países vão até Tianjin para conhecer a biblioteca que se tornou um ícone futurista de arquitetura e design. As estantes de livros com pequenos terraços aumentam a percepção do espaço interior e ampliam a sensação de conforto.

No primeiro piso há um lounge para leitura e descanso. Nos andares superiores os visitantes encontram salas de informática, salas de reunião e escritório. Na cobertura, um pátio grandioso chama atenção para a vista da cidade.

O centro da construção abriga um auditório com capacidade para 110 pessoas. Por seu formato arredondado ficou conhecido como “o olho”. A forma se parece como uma íris que pode ser vista até pelo lado de fora da biblioteca.

Desde sua abertura em outubro de 2017, o centro cultural recebe aproximadamente 10.000 pessoas por dia. O grande sucesso da biblioteca surpreendeu a cidade e a circulação de suas fotos na internet traz cada vez mais curiosos.

Quer saber mais sobre as curiosidades da cultura chinesa? Acompanhe o Ibrachina nas redes sociais e venha com a gente nesta jornada.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #120

SP começou hoje a flexibilização da quarentena em várias cidades do estado; Prefeitura do Rio de Janeiro decreta medida a partir de amanhã