29 de abril de 2021

29 de Abril – Dia da Dança

Como instituto sociocultural, o Ibrachina apoia e realiza eventos que difundem a dança chinesa

No Dia da Dança, homenageamos essa expressão artística da cultura, presente entre todos os povos. Como instituto sociocultural, o Ibrachina apoia e realiza eventos que difundem a dança chinesa.

O Ibrachina apoia o grupo Tang Yun, que já tem mais de 20 anos e conta com 70 integrantes. O grupo oferece aulas de dança para todas as idades, desde as crianças, até os idosos.

Uma apresentação bastante tradicional é a Dança do Dragão e do Leão, muito executada em comemorações como Ano Novo Chinês e Festival da Primavera. É um espetáculo de sincronismo e cores vibrantes. A Dança do Dragão e do Leão também é vista como uma oração pela paz e boa sorte.

A dança chinesa retrata o dia a dia de seu povo ou a história das dinastias – cada uma delas com uma dança diferente. A dança popular, folclórica, retrata temas cotidianos, como a colheita, as artes marciais e os sentimentos. Como expressão cultural, a dança é tão importante na China que há registros dessa manifestação artística com mais cinco mil anos. No passado, as apresentações de dança eram realizadas na corte para a diversão dos imperadores.

 

No Brasil, a China foi homenageada ano passado, em uma manifestação musical brasileira: o Carnaval. A escola paulistana Unidos de Vila Maria levou temáticas chinesas para o seu desfile.

Em breve, o Ibrachina terá mais uma novidade relacionada à dança, por meio de uma parceria com o Ballet Paraisópolis.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #131

Percentual de brasileiros com anticorpos contra coronavírus aumenta 53%; Presidente Bolsonaro reconhece em live que pode ter sido infectado em viagem aos EUA

Observatório do Coronavírus #157

Brasil e Uruguai fecharam um acordo para conter o avanço do coronavírus na fronteira. Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para COVID-19, mas garante estar bem.