20 jul 2021

Dia do amigo: Aprenda a dizer “Feliz dia do Amigo” em mandarim

Enviar uma mensagem carinhosa ou comprar um presente para alguém é normal para aqueles que não deixam o Dia da Amizade passar em branco. No Brasil, milhares de pessoas comemoram essa data. Mas você sabe como felicitar um amigo em mandarim? Convidamos a professora do curso de mandarim OiChina Yili Wang para compartilhar a sua experiência com amigos brasileiros e ensinar como desejar as felicitações no idioma chinês.

Lembrar a importância do afeto e do companheirismo em datas como essa é essencial para fortalecer e preservar as relações humanas. E que tal fazer essa pequena homenagem em um idioma diferente? Em mandarim, você pode felicitar o seu amigo assim: “朋友节快乐”, que se lê “Péngyǒu jié kuàilè”.

Yili é uma grande amiga dos brasileiros e chineses, construindo pontes importantes entre as duas culturas. Nas redes sociais tem milhares de seguidores, que buscam esse conteúdo sobre cultura, amizade e respeito – no TikTok são mais de 1 milhão de seguidores. Mas a história da própria Yili com o Brasil  começou difícil justamente devido às diferenças culturais. Com o tempo, a professora foi criando uma relação de proximidade. “Me apaixonei muito pelo Brasil, especialmente pelo jeito acolhedor dos brasileiros”, afirma.

Ativa nas redes sociais, ela percebeu que poderia atuar ali para construir laços positivos e diminuir preconceitos, já que sofria ataques à sua cultura vindos em alguns comentários. Com um conteúdo que aposta em explicar e mostrar que as diferenças são algo normal entre culturas, o que antes era preconceito tem se tornado um motivo de curiosidade e admiração. “Sinto muita honra em poder contribuir com essa curiosidade através dos meus vídeos nas redes sociais e das minhas aulas”, diz.

Yili vê a relação de amizade entre os países como produtiva, e considera que ambos têm a ganhar. “Hoje o maior parceiro comercial do Brasil é a China. Como professora de mandarim, percebo essa amizade através do número crescente de brasileiros interessados em aprender mandarim e cultura chinesa”.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #137

Especialista afirma que esforços chineses no fortalecimento da cooperação médica global estimulam construção de futuro compartilhado para humanidade