13 jul 2021

Dia do cantor: você sabe quem está com tudo na música na China?

Música é universal, não importa o idioma. Na China, os astros e estrelas pop arrancam suspiros, levam milhares aos shows e reúnem milhões de seguidores nas redes sociais e plataformas de streaming chinesas – que são bem diferentes do que ouvimos aqui. Afinal, já ouviu falar em Kugou Music, QQ Music, Kuwo Music, NetEase Music eXiami Music?

Se até os apps são diferentes, imagine os artistas – certamente não são nomes populares no Brasil. Pra desvendar quem são eles, pedimos ajuda a quem conhece bem – chineses que moram no Brasil ou brasileiros que moram ou moraram na China. Aperta o play porque só tem coisa boa:

A professora de mandarim Yili Wang tem vários nomes para sugerir: Lǐ Yùgāng, Lǐ Jiàn, Máo Bùyì e Lǐ Rónghào são alguns deles. Os dois últimos, cantores e compositores, fazem muito sucesso hoje entre os jovens chineses porque estão conectados com o estilo de vida, as questões da juventude, bem para além de letras românticas ou da “sofrência”, diz Wang. E ela lembra a música mais recente a viralizar na China, de Lǐ Yùgāng.

Para Lin Shr Uen, professora do projeto Mandarim na Prática, a música representa tudo o que há de melhor e mais sensível. “Eu amo música e amo muitos cantores, se eu tivesse que escolher um, seria o JJ Lin”, diz. A sua música preferida é a Ke Xi Mei Ru Guo.


Para o designer do projeto Laoshi.com.br e professor de mandarim Luiz Henrique, a música Red Bean, de Khalil Fong, é a favorita.

 

Márcia Carini, do projeto Momento China, é fã da banda MayDay.

Gabriella Santos, editora do projeto Momento China, aposta em Jackson Wang, que, segundo ela, é hoje o cantor chinês com as posições mais altas em todo o mundo. No ranking de artistas globais, Wang é o chinês mais bem colocado.

“Outro nome é o Luhan, ele tem grande número de seguidores no Weibo (mais ou menos um twitter chinês) e bate recordes em tempo de vendas tanto de álbuns quanto de ingressos. Minha música preferida é Slow Motion”.

Rhuan Cavalcanti, professor de Mandarim no Guhan Mandarim, sugere a cantora pop GEM e o rapper GAI. “A GEM é famosa pelo poder vocal e por compor suas próprias músicas. Já teve música em trilha sonora em filme e é um dos maiores nomes do pop chinês”, comenta. 

“GAI é um nome em ascensão no rap, e tem ganhado muito destaque no meio de uns 3 anos pra cá. Suas rimas são cheias de expressões locais, e mistura a batida com estilo chinês”.

Ibrachina e a música

A fusão musical é o mote do projeto Ibrachina Musical Project, que nasceu com a missão de fortalecer o intercâmbio cultural entre brasileiros e chineses. Músicas bem conhecidas dos chineses ganharam versões contemporâneas, adaptadas para a cultura do Brasil.

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #82

China confirma bons resultados em testes de vacina contra COVID-19; Governo do Brasil anuncia novas medidas de enfrentamento ao pandemia