2 de outubro de 2020

Dia do Ibrachina e Festival da Lua são celebrados na Câmara de SP

Solenidade realizada no salão nobre da Casa reuniu autoridades e representantes da comunidade chinesa e paulista

Aconteceu na noite de ontem, 01/10, uma sessão solene na Câmara Municipal dos Vereadores de São Paulo que marcou o primeiro Dia Municipal de Comemoração Sociocultural Ibrachina e o Festival da Lua em São Paulo. A data foi instituída em 2019 pela Lei 17.197, de autoria da vereadora Adriana Ramalho, como reconhecimento à importância da cultura chinesa em São Paulo e reforço dos fortes laços entre Brasil e China e da a integração entre os povos das duas nações. 

O evento reuniu autoridades e representantes da comunidade chinesa e paulista. Entre os presentes estavam a vereadora Adriana Ramalho, o presidente do Ibrachina e da Comissão Nacional das Relações Brasil China da OAB Nacional, Thomas Law, e o CEO do LIDE China, José Ricardo dos Santos Luz Junior. Participaram virtualmente da solenidade a Cônsul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do BRICS no Estado de São Paulo, Rodrigo Moraes, o Secretário de Estado de Esportes de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, o presidente da Jucesp, Walter Ihoshi, e o presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues.

Ao longo do evento, os participantes assistiram uma retrospectiva sobre o trabalho do Ibrachina junto à comunidade chinesa no Brasil e um vídeo sobre a história da fundação da República Popular da China. Também puderam acompanhar uma apresentação do Ballet Paraisópolis, apoiado pelo Instituto, além da estreia do primeiro clipe do projeto Ibrachina Music Project, que visa mesclar músicas tradicionais chinesas com as influências musicais brasileiras. Houve também uma apresentação especial da Dança do Leão pela Associação Taboão da Serra Kung Fu Garra de Águia.

Para encerrar o evento, Gilson Rodrigues exibiu ao vivo o grandioso trabalho executado pelo projeto Mãos de Maria: o “bolo da lua”, uma homenagem feita pelo chef Ricardo Magalhães e as mulheres cozinheiras da iniciativa, que foi distribuído entre pessoas da comunidade de Paraisópolis. 

Bolo gigante foi distribuído entre os participantes do evento em Paraisópolis

O evento foi transmitido ao vivo, em tempo real, pelo canal do Ibrachina no Youtube. Assista:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas