24 de junho de 2019

Dia do Imigrante: 1 milhão de estrangeiros vivem no Brasil

Dia 25 de Junho celebramos aqueles que contribuíram para o país da diversidade cultural.

Decretado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 14 de novembro de 1957, o Dia do Imigrante homenageia aqueles que abandonaram sua terra natal em busca de melhores condições para suas famílias. 

Bairro da Liberdade em São Paulo

Cerca de 1 milhão de imigrantes moram no Brasil em situação legal. Ao longo dos últimos anos, houve um movimento crescente na chegada de estrangeiros no país. Segundo dados do Ministério da Justiça, nos últimos anos os pedidos de refúgio triplicaram. 

Imigrantes bolivianas em roupas típicas de festa

O Brasil viveu diversos ciclos migratórios, a maior parte formada por europeus (especialmente portugueses, espanhóis e italianos), chineses, japoneses e latino-americanos. Os brasileiros são reconhecidos internacionalmente pelo temperamento pacífico e aberto à diversidade. 

Imigrantes japonesas em dança tradicional

Os imigrantes saem de seus países de origem pelas mais diversas razões: guerras políticas, tensões religiosas, condições de vida precária, falta de oportunidades de trabalho, de estudo ou a busca de uma nova experiência. 

A história do Brasil é uma história de imigração. Dos nativos indígenas às primeiras embarcações portuguesas, o país construiu sua cultura a partir da integração de diversos costumes e tradições. Hoje celebramos a amizade entre os países e o reconhecimento da luta dos povos imigrantes neste país. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Foto: Rogério Santana

Observatório do Coronavírus #116

Rio de Janeiro inaugura em São Gonçalo o 4º hospital de campanha do Estado; Metade dos pacientes infectados do ES tiveram alta hospitalar

Foto de capa: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Observatório do Coronavírus #115

Embaixada da China no Brasil e Ibrachina doam EPIs para a Prefeitura de Foz do Iguaçu; SP prorroga quarentena com flexibilizações progressivas