3 de fevereiro de 2021

Ibrachina patrocina 2ª edição do Relatório Anual infra2038

O estudo avalia os impactos imediatos e de longo prazo da Covid-19 no setor de infraestrutura no Brasil

O Relatório Infra2038 é um estudo anual que visa colocar o Brasil, até 2038, entre os 20 primeiros países no pilar infraestrutura do ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial (WEF, sigla em inglês). Neste ano, por conta da ausência do Relatório de Competitividade Global, o infra2018 abordou a infraestrutura brasileira em tempos de pandemia e os desdobramentos dos consequentes impactos no Brasil.

Entre os destaques está o setor ferroviário. O segmento avançou tanto no andamento de obras quanto na finalização de estudos para novas concessões. A eficiência marítima foi outro aspecto que apresentou boas perspectivas, com a privatização das companhias e a  possibilidade de alienação dos portos de Santos e São Sebastião, entre outros terminais. 

A introdução do novo modelo de operação privada tende a ter reflexos positivos sobre a eficiência do setor, contribuindo para a reversão da posição desfavorável até o momento, de acordo com a avaliação de especialistas.

De acordo com WEF 2021, para que o abismo infraestrutural existente entre os países seja reduzido, seriam necessários investimentos da ordem de U$3,7 trilhões ou 4,1% do PIB mundial anualmente de 2017 a 2035. De maneira que 54% do financiamento seriam estimados às necessidades asiáticas. Apesar das estimativas, projeta-se um déficit da ordem de U$5,5 trilhões em gastos relacionados à infraestrutura global no mesmo período, podendo essa carência variar regionalmente.

Para saber mais, acesse: https://www.infra2038.org/

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #199

Anvisa autoriza testes da quarta vacina contra a COVID-19 no Brasil. China é o único país a patentear vacina com resultados positivos comprovados.