Foto: Divulgação/Gilead

23 de maio de 2020

Observatório do Coronavírus #111

Estudo afirma que Remdesivir acelera tempo de recuperação da COVID-19; Câmara dos Deputados aprova regras para recuperação de empresas durante pandemia

Foto de capa: Divulgação/Gilead

Ouça a matéria:

Um estudo publicado ontem pelo “The New England Journal of Medicine” afirma que o medicamento antiviral experimental Remdesivir melhora o tempo de recuperação de pacientes de Covid-19 hospitalizados e com infecção do trato respiratório inferior.

O estudo patrocinado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA envolveu 1.063 pacientes em 10 países, que consentiram em participar dos testes recebendo o medicamento ou um placebo, durante um período de 58 dias.

Os resultados apontam que, entre os que se recuperaram, aqueles que tomaram Remdesivir o fizeram em um prazo médio de 11 dias, comparados com os 15 dias necessários para os que receberam placebo. O estudo apoia o uso do medicamento como terapia padrão para pacientes hospitalizados com o coronavírus e que necessitam de oxigenoterapia suplementar. No entanto, ressalta que a taxa de mortalidade de 7% em 14 dias indica uma necessidade de avaliar a associação a antivirais como outros agentes terapêuticos.

A biofarmacêutica Gilead, detentora do medicamento, anunciou que decidiu abrir mão da patente sobre a fabricação do Remdesivir para que outros 127 países possam produzi-lo por meio de fabricantes de medicamentos genéricos. O Brasil não está na lista.

No Brasil, uma empresa de Ribeirão Preto, interior paulista, estuda a produção de uma vacina que utiliza proteínas do próprio coronavírus, que ainda em fase inicial de desenvolvimento. O grupo de biotecnologia responsável pela pesquisa prevê realizar os primeiros testes em camundongos a partir de julho.

Segundo a Farmacore, as proteínas ativam o sistema imunológico contra a COVID-19 e funcionam em associação com um sistema desenvolvido nos EUA que garante a entrega dos antígenos às células certas. A expectativa é de que a formulação da vacina – que será feita pelos norte-americanos – comece a ser testada em julho em camundongos não infectados. Se os resultados forem promissores, os primeiros testes em humanos podem acontecer a partir de setembro.

 

Câmara dos Deputados aprova regras para recuperação de empresas durante pandemia

A Câmara dos Deputados aprovou regras diferenciadas para recuperação judicial de empresas durante pandemia. Segundo o deputado estadual Hugo Leal, as novas regras transitórias para empresas em recuperação judicial evitará que outras empresas em dificuldades cheguem à falência. A proposta será enviada ao Senado.

As medidas abrangem situações ocorridas desde 20/03, e algumas terão vigência até 31/12 deste ano, data prevista para o fim do estado de calamidade pública devido à pandemia. Entretanto, não se aplicam aos contratos e obrigações decorrentes dos atos cooperativos praticados pelas cooperativas com seus cooperados.

 

COVID-19 se propaga nos presídios de SP

Ao menos 13 detentos morreram em decorrência da COVID-19 em penitenciárias paulistas. A região oeste do estado é a mais atingida pela doença e concentra sete óbitos, mais da metade dos casos. Onze agentes penitenciários de SP também faleceram. Os dados são do  Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, são 143 casos confirmados entre os agentes e 50 entre os presos no estado. A SAP diz que segue as determinações do Centro de Contingência do Coronavírus e avalia permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema.

A Secretaria informou também que todas as unidades prisionais do estado estão recebendo máscaras de proteção reutilizáveis, que estão sendo entregues para presos e funcionários. Além das medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde, está sendo realizada a busca ativa para casos similares ao COVID-19, foram suspensas as atividades coletivas, a limpeza das áreas foi intensificada, a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida, entre outras medidas.

 

RJ pretende afrouxar isolamento, apesar do crescimento de casos

O número de casos da doença no Rio de Janeiro tem aumentado. Entretanto, a Prefeitura da capital fluminense anunciou ontem que pretende começar a afrouxar as medidas de isolamento nos próximos dias.

Na mesma semana que ampliou o bloqueio de ruas restringindo a circulação de pessoas, o prefeito Marcelo Crivella preparou um plano para reabrir a atividade econômica, mas os detalhes ainda não foram divulgados. Ainda assim, Crivella afirma que a curva de contaminação está caindo.

O acumulado de casos confirmados está numa subida forte, e as projeções do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, divulgadas pelo município, mostram que no início de junho o Rio vai bater a marca de 40 mil casos. Ou seja, em menos de duas semanas, o dobro do acumulado desde o início da semana. 

De acordo a Secretaria de Estado de Saúde, o número de mortes por COVID-19 na capital também continua a subir. As informações da prefeitura, porém, não estão mais disponíveis. Isso porque o painel online da cidade deixou de mostrar o número de óbitos.

 

Trabalho feito pela China no combate à pandemia na comunidade internacional é elogiado por órgão ligado à ONU

O diretor do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, Jorge Chediek, afirmou que o trabalho feito pela China em apoio ao combate à pandemia realizado pela comunidade internacional demonstra “verdadeira liderança”.

Jorge declarou que o país “realizou um extraordinário trabalho de contenção interna do novo coronavírus” e que, “apesar de sua própria situação desafiadora, a China também prestou apoio a mais de 150 países e organizações multilaterais, disponibilizando recursos financeiros, enviando conhecimentos técnicos, fornecendo equipamentos de proteção individual, equipamentos médicos e assistência em compras e logística”. 

O diretor da entidade também elogiou as medidas prometidas pelo presidente chinês Xi Jinping na Assembléia Mundial da Saúde para impulsionar a luta global contra a COVID-19, como o fornecimento de ajuda internacional.

ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS NO BRASIL EM TEMPO REAL

Mapa de casos no país atualizado em tempo real
Calculadora de pressão assistencial por Estado - A calculadora permite estimar a pressão assistencial esperada em função de incremento de necessidade de internações pelo COVID-19. Todos os parâmetros abaixo podem ser ajustados para melhor refletir a sua realidade local. Uma vez ajustados a simulação considera os novos parâmetros escolhidos para estimar a taxa de ocupação de leitos em cada município
Gráfico do Ministério da Saúde de casos acumulados de pessoas infectadas

LINKS RELACIONADOS

Detentas produzem máscaras contra coronavírus em MG — Foto: Sejusp/Divulgação
Detentas produzem máscaras contra coronavírus em MG — Foto: Sejusp/Divulgação

FAKE NEWS

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas