Foto: Rogério Santana

28 de maio de 2020

Observatório do Coronavírus #116

Rio de Janeiro inaugura em São Gonçalo o 4º hospital de campanha do Estado; Metade dos pacientes infectados do ES tiveram alta hospitalar

Foto de capa: Rogério Santana

No Rio de Janeiro, o Hospital de Campanha de São Gonçalo começou a receber hoje pacientes com COVID-19. Ele tem capacidade prevista para 200 leitos, sendo 80 de terapia intensiva (UTI), mas foi inaugurado com apenas dez leitos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Localizado no Clube Mauá, é o quarto hospital de campanha estadual. Antes dele, foram abertas as unidades da Lagoa-Barra, Parque dos Atletas e Maracanã.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o hospital de Nova Iguaçu deve ser inaugurado amanhã (29/05). As próximas inaugurações devem ocorrer em junho: Duque de Caxias (01/06), Nova Friburgo (07/06), Campos dos Goytacazes (12/06) e Casimiro de Abreu (18/06).

Foto: Chip Somodevilla
Foto: Chip Somodevilla

Cientistas pesquisam se a centenária vacina contra a tuberculose pode proteger contra o coronavírus. A Bulgária, um de seus fabricantes mundiais, espera ansiosa pela abertura de novos mercados para as milhões de doses que produz a cada ano. Vários estudos na Austrália, África do Sul, Europa, ou Estados Unidos, verificam a hipótese do efeito escudo que esta vacina teria contra o vírus da COVID-19.

O diretor de pesquisa Inserm do Instituto Pasteur de Lille, Camille Locht, ressaltou que a BCG possui efeitos benéficos inespecíficos, ou seja, que protege contra doenças além daquela para a qual foi criada.

Foto: Hospital Meridional/Reprodução
Foto: Hospital Meridional/Reprodução

Das 11.484 pessoas infectadas pelo coronavírus no Espírito Santo, mais da metade já está curada da doença. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, mais de 6.300 pacientes conseguiram eliminar o vírus do organismo até ontem. O total de pacientes ainda não-curados no estado é de aproximadamente 4.600. Estes são considerados os casos ativos da doença, ou seja, que ainda são capazes de transmitir o coronavírus para outras pessoas.

Cada vitória diante do vírus é comemorada não só pelas famílias, como também pelos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à doença. E é por isso que eles têm feito questão de homenagear os pacientes com frequência no momento em que eles deixam os hospitais.

Foto: Reuters
Foto: Reuters

A Coreia do Sul voltou a adotar hoje uma série de restrições após um aumento dos contágios de COVID-19 que pode prejudicar os avanços do país na contenção da epidemia. O país, considerado um dos exemplos na luta contra a doença, anunciou hoje o maior aumento de casos em quase dois meses. 

Museus, parques e galerias de arte voltarão a fechar as portas a partir de sexta-feira por duas semanas. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Park Neung-hoo, que também pediu às empresas que adotem medidas de flexibilização do trabalho.

ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL

O gráfico oficial mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o número casos acumulados de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil ultrapassou 20 mill em apenas 24 horas, em comparação com a avaliação feita no dia anterior. No site é possível ver também o número de óbitos e de pessoas recuperadas da COVID-19.
O gráfico oficial mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o número casos acumulados de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil ultrapassou 20 mill em apenas 24 horas, em comparação com a avaliação feita no dia anterior. No site é possível ver também o número de óbitos e de pessoas recuperadas da COVID-19.
O panorama geral feito pela Universidade John Hopkins, dos EUA, mostra que foram identificados mais de 102 mil novos casos de infectados pelo coronavírus no mundo em apenas 24 horas. EUA lideram o ranking de confirmados, seguido pelo Brasil, com quase 412 mil casos. Em relação ao número de óbitos, o Brasil segue na 6ª colocação.

FAKE NEWS

Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #163

Cientistas apontam que “imunidade” ao coronavírus pode ter curta duração. MG fica de fora da distribuição de remédios utilizados em UTIs e testes para COVID-19 feita pelo governo federal.