4 de junho de 2020

Observatório do Coronavírus #123

SP recebe propostas de entidades setoriais para reabertura de comércios na capital; RJ cria gratificação para médicos que assumirem vagas em hospitais referência contra COVID-19

Foto de capa: Leandro Fonseca

A Prefeitura de São Paulo informou que já recebeu mais de 74 propostas de entidades setoriais para flexibilização da quarentena da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, entre os documentos recebidos, 42 são de setores autorizados a fazer a reabertura na fase 2, laranja, do Plano SP, do governo paulista, e outras 32 sugestões são de entidades enquadradas nas demais fases.

Para cada protocolo aprovado haverá a celebração de um termo de compromisso com as entidades setoriais e, só assim, o setor poderá retomar o atendimento presencial ao público na cidade. Até que isso aconteça, o prefeito Bruno Covas ressaltou que a capital paulista continua em quarentena até 15 de junho.

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A prefeitura do Rio de Janeiro criou hoje uma gratificação para médicos que aceitarem trabalhar nas unidades de terapia intensiva de dois hospitais municipais de referência no tratamento da COVID-19: o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e o hospital de campanha do Riocentro.

Com a nova gratificação, o salário para médicos que trabalharem 30 horas por semana será de R$ 21,2 mil. Segundo a prefeitura, a criação da gratificação deve-se à necessidade urgente de contratação de médicos para UTI, no tratamento de casos mais graves da doença. O edital 081/2020 da RioSaúde foi publicado no Diário Oficial do Município e as inscrições são imediatas.

Cerca de 600 mil franceses baixaram em menos de 24 horas o aplicativo de celular criado na França para rastrear possíveis contágios com o novo coronavírus, afirmou nesta quarta-feira o ministro encarregado de assuntos digitais, Cédric O.

Os aplicativos de rastreamento do coronavírus são considerados uma ferramenta vital para frear a propagação da Covid-19, que matou quase 29 mil pessoas na França. O uso do aplicativo StopCovid é voluntário e os funcionários garantem que não se pode revelar dados pessoais para outros usuários.

Foto: Divulgação

A China anunciou hoje a retomada limitada dos voos internacionais na próxima semana, sem participação de companhias americanas. A decisão acontece após ameaça de Washington de suspender a entrada de voos de companhias chinesas nos Estados Unidos.

O governo chinês também aumentou o número de visto sendo emitidos a cidadãos japoneses após limitá-los por meses na sequência da pandemia de coronavírus. A medida tem como objetivo trazer de volta ao normal os intercâmbios de negócios entre os dois países.

Foto: Reprodução/OMS

A líder técnica do Programa de Emergências da OMS, Maria van Kerkhove, disse hoje que nenhuma das pesquisas que sequenciaram o genoma do coronavírus Sars-Cov-2 apontaram a possibilidade de mutação do vírus, mas reforçou que a batalha contra a COVID-19 está “longe de acabar”. Van Kerkhove lembrou da importância de continuar com os cuidados básicos para conter a propagação do coronavírus, como o distanciamento social. Segundo ela, as pessoas se cansam e deixam de cumprir com as medidas necessárias para se proteger do vírus.

ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL

O gráfico oficial mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o número casos acumulados de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil ultrapassou os 28 mil em apenas 24 horas, em comparação com a avaliação feita no dia anterior. No site é possível ver também o número de óbitos e de pessoas recuperadas da COVID-19.
O panorama geral feito pela Universidade John Hopkins, dos EUA, mostra que foram identificados quase 130 mil novos casos de infectados pelo coronavírus no mundo em apenas 24 horas. EUA lideram o ranking de confirmados, seguido pelo Brasil, que se aproxima dos 600 mil casos. Em relação ao número de óbitos, o Brasil ocupa a 4ª colocação.

FAKE NEWS

Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #168

Vacinas chinesas chegam hoje ao Brasil e testes em profissionais de saúde começam na segunda-feira. País recebe mais 4 milhões de máscaras vindas da China para o combate à pandemia.